Na noite da sexta-feira (19), no Auditório Acary Oliveira, foi apresentado aos empresários do setor moveleiro o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o município, o Instituto Água e Terra (IAT) e o Ministério Público. A apresentação foi feita pela secretária do Meio Ambiente, Luciana Fogaça e contou também com a presença de equipe da pasta, dos vereadores Professor Oséias e Marcos Zanetti.
O documento autoriza, de forma temporária e improrrogável por 180 dias, a contar da última quarta-feira (17), o recebimento de resíduos volumosos no aterro municipal, provenientes de atividades econômicas com fins lucrativos. Após o período estabelecido no TAC, os geradores deverão retirar os resíduos do aterro e fazer a destinação adequada. Para participar, os geradores deverão assinar presencialmente o termo de compromisso na Prefeitura de Toledo. Durante o descarte, serão registrados o nome do motorista responsável, a placa do veículo e a assinatura no ato da entrega.
A secretária de Meio Ambiente, Luciana Fogaça, avaliou a reunião como positiva e ressaltou o avanço obtido com o diálogo. “A reunião foi muito produtiva porque a partir da proposta que apresentamos surgiram novas ideias, e agora os representantes do núcleo moveleiro e os pequenos marceneiros devem se reunir novamente para buscar soluções conjuntas. Ficamos 90 dias sem poder receber os volumosos e, nesse período, conversamos com a promotoria e o IAT até chegar ao TAC. A expectativa é que essa iniciativa resulte em uma destinação ambientalmente correta para os resíduos”, afirmou.
Fonte: Secom/Pref. de Toledo