A política ambiental de Toledo foi apresentada durante a programação da Reunião do Grupo R-20 em Curitiba nesta quarta-feira (31). O Grupo R-20 é uma organização formada por  representantes municipais das 20 regiões definidas no Plano Estadual de Regionalização da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos que objetiva auxiliar na gestão associada dos municípios paranaenses na implementação da política nacional e estadual de resíduos sólidos.

O encontro aconteceu no Palácio das Araucárias (Auditório Mario Lobo, no Centro Cívico), em Curitiba. No evento o secretário do Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná, Márcio Nunes participou de uma reunião ordinária com cerca de 250 representantes de municípios do Estado do Paraná. 

Durante a programação, que se estendeu durante todo o dia, uma das pautas era “Vidro – Reaproveitamento de Resíduos Vídreos”, fruto da parceria entre o município, representado pelo Secretário de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento Neudi Mosconi, e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, representada pelo professor Ricardo Schneider. 

“O conteúdo apresentado foi em relação a experiência na reciclagem de vidro em parceria com a UTFPR, o início da implementação do consórcio regional de tratamento de resíduos e as boas práticas da política de meio ambiente do município de Toledo”, explicou Neudi Mosconi. 

Participaram do encontro, prefeitos de diversos municípios, autoridades, representante do Ministério Público do Paraná, lideranças comunitárias, representantes de Associações e Cooperativas de catadores de materiais recicláveis. O evento foi organizado pelo Grupo R-20 e recebeu apoio da SEDEST (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo) e do Governo do Estado do Paraná.

Fonte: Secom/ Pref. de Toledo