Beto Lunitti participou da reunião na Amop, que alinhou entre os prefeitos o teto de 23 h para o funcionamento dos estabelecimentos. Foto: Comunicação Amop

Da Redação

O prefeito Beto Lunitti, juntamente com outros gestores, participou na manhã desta sexta-feira (28) de uma reunião na Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) para definição de um horário para o funcionamento do comércio que pudesse ser seguido por todos os municípios da região. No total, estiveram reunidos mais 40 prefeitos, prefeitas e vices em exercício.

A reunião foi convocada em virtude do Decreto Estadual 7.737/2021 que entra em vigor hoje e segue até o dia 11 de junho impondo as 21 horas como limite de funcionamento para os estabelecimentos e as 20 horas como limite de comercialização de bebidas alcoólicas. Das 21h às 05h do dia seguinte vigora o toque de recolher, que restringe a circulação de pessoas e mantém a proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas.

Estiveram presentes representantes de mais de 40 municípios do Oeste. Foto: Coumicação/Amop

Os municípios têm liberdade para publicar seus próprios decretos e os prefeitos do Oeste gostariam de uma posição conjunta. O único prefeito da região que se manifestou antes da reunião foi Chico Brasileiro, de Foz que Iguaçu, que ontem (27) publicou um decreto determinando que o município siga a normativa estadual, fechando o comércio às 21h. Entretanto, ao contrário do que prevê a determinação do governador Ratinho Junior, Foz não fará o fechamento total das atividades aos domingos.

No final do encontro ocorrido na Amop, o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, que preside a entidade municipalista disse que havia a proposta de adoção de um horário unificado entre todos as cidades compreendidas pela associação. Contudo, o que ficou acordado é que cada prefeitura terá liberdade para determinar os horários de funcionamento e do troque de recolher, desde que não ultrapassem às 23 horas, que foi o teto definido. Os horários ficarão a critério de cada prefeito, que poderá diminuir para 22h, 21h ou mesmo 20h, conforme a realidade e circunstâncias de cada cidade. O gestor de cada município, conhecendo sua estrutura, número de casos e perfil de cada comércio, pode tomar suas decisões.

Em Cascavel, por exemplo, a prefeitura irá publicar um decreto liberando o atendimento dos estabelecimentos até às 23 horas, horário em que começa o toque de recolher. Paranhos disse que quem estiver circulando pela cidade após esse horário e for parado pelos agentes de segurança, deverá mostrar a nota ou cupom fiscal que demonstre que a pessoa estava consumindo em algum estabelecimento e que por isso estaria naquele momento fora de casa.

Já em Toledo, também haverá alterações nos horários. O prefeito Beto Lunitti, deixou a reunião na Amop anunciando que o município também terá um horário diferenciado em relação ao decreto estadual. Reunido no período da tarde com o Departamento Jurídico da prefeitura e com a assessoria do Gabinete, Beto promoveu alterações no decreto municipal vigente e editou uma nova normativa que foi publicada no final da tarde desta sexta-feira.

Foto: Comunicação/Amop

O novo decreto em Toledo

Conheça na matéria abaixo o novo decreto e veja como ficaram definidos os horários em Toledo, que serão distintos para o funcionamento dos estabelecimentos e para o toque de recolher. O toque de recolher começa às 20 horas, mas o comércio pode funcionar até às 22horas. Entenda: