Foto: Divulgação

O esporte de base de Toledo está em festa. Lukas Bergmann e Aline Cristina Bergmann vão servir as seleções brasileiras de voleibol e futebol, respectivamente. A notícia foi muito comemorada pela Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) e pelas Associações de Voleibol de Toledo (Avotol) e do Futebol Feminino de Toledo (Afeto). Aline vai participar do Mundial Sub-15 na Sérvia em setembro, enquanto Lukas vai para o Irã disputar o Mundial Sub-19 a partir da próxima segunda-feira (23).

O professor André Van de Sand se emociona com a trajetória do atleta oriundo das escolinhas de mini-vôlei com o professor da Smel, Marcos Assunção. “O professor Marcos viu o potencial e o levou para o rendimento. Com 11 anos ele já representava Toledo em competições”, disse Vand de Sand, reforçando que a base e a fundamentação do jogador foi construída toda pela equipe da Smel. Lukas foi referência no voleibol paranaense, colecionando destaques como jogador e ponteiro, com diversas participações nas seleções paranaenses em campeonatos nacionais. 

André lembrou os inúmeros convites para deixar Toledo para jogar em outras equipes. “Os seus pais sempre priorizaram que ele treinasse aqui, com a equipe técnica que o treina até hoje e continuasse a representar Toledo nas competições oficiais”. O técnico toledano salienta ainda que Lukas terminará sua temporada representando Toledo em várias competições e no próximo ano deve alçar voos mais altos. “Ele tem várias propostas, inclusive de grandes clubes do Brasil”, completa André. 

Bergmann é o único convocado que ainda joga no Paraná. “Isso enche nosso município de orgulho e é motivo de muita satisfação para toda a equipe da Smel, em especial os profissionais que trabalham com o voleibol. “Essa convocação era um objetivo pessoal meu, como técnico, ter um atleta numa seleção brasileira, com o nível que o Lukas está apresentando e saber que fiz parte da sua formação, é um combustível a mais para desenvolver e trabalhar. É extremamente gratificante, motivo de muito orgulho”.

E se uma convocação já é algo a ser comemorado, duas é motivo de festa. Além de Lukas, a atleta oriunda da Afeto, Aline Cristina, atualmente jogadora de futebol de campo do Gurias Coloradas, do Rio Grande do Sul, após iniciar carreira no futsal em Toledo. Aline vai para São Paulo no mês de setembro para iniciar os treinamentos com as suas colegas de equipe e de lá segue para a Sérvia. “Nós parabenizamos a atleta Aline que sempre foi muito dedicada na sua vida como atleta, parabenizamos os familiares por toda a colaboração, parabenizamos também as colegas de equipe e principalmente os professores que fizeram um trabalho espetacular durante anos com ela”, afirma uma postagem no página oficial da Afeto em uma rede social. A publicação ainda afirma que “os frutos da Afeto, no futsal e futebol, estão sendo colhidos e temos nossa primeira atleta convocada para a seleção brasileira”.

Foto: Divulgação

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação