Em assembleia online realizada último sábado (05), 28 acadêmicos de 14 municípios da região foram conduzidos as cadeiras da entidade cultural do Oeste paranaense

Com o objetivo de resgatar, manter e levar adiante a identidade cultural do Oeste do Paraná, foi fundada oficialmente, no último sábado (05), a Academia de Letras Oeste do Paraná (ALOP).

Em cumprimento às determinações do Governo do Estado devido ao agravamento da pandemia do Covid-19, a assembleia foi realizada de forma virtual. O evento contou com cerca de 33 participantes, sendo 28 os acadêmicos fundadores da entidade, oriundos de 14 municípios da região.

Com sede no município de Assis Chateaubriand, a Academia de Letras do Oeste do Paraná é uma associação civil, sem fins lucrativos, de caráter literário e cultural. Tem por finalidade congregar pessoas que se dediquem às atividades literárias e artísticas nas mais diversas formas de expressão e realizar estudos e pesquisas na área da literatura da região Oeste do Paraná

Diretoria e Conselho Consultivo

Durante a assembleia de fundação, além da aprovação do estatuto da entidade, também foi realizada a eleição e posse da primeira Diretoria e do Conselho Consultivo.

Por votação unânime, foi conduzido ao cargo de presidente o poeta José Garcia de Souza, de Assis Chateaubriand, professor, filósofo, bancário aposentado e autor dos livros “Isto é Poesia e Vou Cantar a Minha Aldeia”.

O cargo de vice-presidente foi ocupado por Élio Migliorança, de Nova Santa Rosa; de 2ª vice-presidente por Ana Lucia Santolini, de Assis Chateaubriand; de secretária por Izabel Cordeiro dos Santos Nunes, de Toledo; de 2ª secretária por Silvana Pedro Pinto, de Assis Chateaubriand; de tesoureiro por Davi Pereira, de Toledo; e de 2ª tesoureira por Udilma Lins Weirich, de Marechal Cândido Rondon.

Já o Conselho Consultivo é formado por Keyla Christina Almeida Portela, de Assis Chateaubriand, Edson Rosa de Souza, de Nova Aurora, Celina de Oliveira Barbosa Gomes, de Assis Chateaubriand, Marcelo Soares, de Maripá e Ademir Brito dos Santos, de Assis Chateaubriand.

Encontro virtual de fundação da ALOP

Membros fundadores

Ademir Brito dos Santos (Assis Chateaubriand)

Adrian Lincoln Ferreira Clarindo (Assis Chateaubriand)

Afonso Francener (Quatro Pontes)

Ana Lucia Santolini (Assis Chateaubriand)

André Luis Pires Curuca (Formosa do Oeste)

Armindo Motter (Cafelândia)

Celina de Oliveira Barbosa Gomes (Assis Chateaubriand)

Cleide Aparecida Andrade Mendes (Assis Chateaubriand/Bragantina)

Cleuza Maria de Carvalho Souza (Toledo)

Davi Pereira (Toledo)

Dirceu Kuhn (Santa Helena)

Edson Rosa de Souza (Nova Aurora)

Élio Migliorança (Nova Santa Rosa)

Fátima Auxiliadora Langbeck Soares (Foz do Iguaçu)

Fernando Aparecido da Silveira (Assis Chateaubriand)

Florice Dias dos Reis (Tupãssi)

Gabriel Delallo Caus (Cascavel)

Izabel Cordeiro dos Santos Nunes (Toledo)

José Garcia de Souza (Toledo)

Keyla Christina Almeida Portela (Assis Chateaubriand)

Leandro Crestani (Toledo)

Marcelo Soares (Maripá)

Mariana Carvalho Garcia de Souza (Toledo)

Marlete Ferreira Sebastião (Assis Chateaubriand)

Roberto Cosme dos Santos (Assis Chateaubriand)

Tânia Regina Casado (Jesuítas)

Silvana Pedro Pinto (Assis Chateaubriand)

Udilma Lins Weirich (Marechal Cândido Rondon)

José Garcia de Souza foi escolhido presidente da ALOP. Foto: Divulgação

Fonte: Assessoria