Repetindo o resultado de 2021, o atleta Marcus Lima conquista o segundo lugar em Kumite, na categoria Faixas Pretas Master -75kg na competição mais importante do país.

Realizada na última semana, no centro de treinamentos da Seleção Brasileira de Karate em Caucaia, região metropolitana de Fortaleza no Ceará, a final do campeonato Brasileiro envolveu mais de 400 atletas de 18 estados onde os 16 melhores colocados de cada categoria disputaram o pódio.

Após as primeiras qualificatórias, Marcus enfrentou uma semi-final complicada contra o atleta João Guilherme, representante de Minas Gerais. Marcus venceu a luta por 3×2 avançando na competição.

Já na luta final, contra Levi Felix de São Paulo, os atletas tiveram pontuações simultâneas por duas vezes seguidas, o que é muito raro na modalidade e, ao término do período, o placar mostrava 2×2. Pelas regras da Federação Internacional de Karate, se nenhum dos atletas conseguir o primeiro ponto limpo, chamado de Senshu – que é considerado como vantagem para desempate -, a decisão fica a critério do Hantei (decisão dos árbitros). Decisão essa que favoreceu o atleta de São Paulo. Segundo Marcus “foi ifícil para os árbitros porque a luta foi extremamente equilibrada. No hantei qualquer um poderia ter saído com a vitória. Obviamente torci para que o entendimento da maioria dos árbitros fosse a meu favor, mas por 2×3 eles decidiram que meu adversário foi melhor. Momentaneamente ficamos tristes por todo empenho dedicado durante o ano para chegarmos a essa competição mas ao final enxergamos o resultado como muito positivo para o Karate do Paraná e de Toledo e extremamente motivado para melhorar em 2023”.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

O atleta, que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, academia Bushido, Clube Toledão, Dra. Vanessa Hosni e GH Filmes, termina o ano de 2022 com uma série de conquistas:

– Campeão geral Paranaense de Kata;
– Vice Campeão geral Paranaense de Kumite;
– 6 medalhas de ouro nas fases qualificatórias do Paranaense de FPRK;
– Vice-campeão Brasileiro da CBK 2021 (evento realizado em janeiro de 2022 devido a pandemia)
– Vice-Campeão Brasileiro da CBK 2022
– Vice-Campeão Brasileiro da IKGA
– Campeão Sul Brasileiro da IKGA