Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Termoelétrica do Paraná exporta energia para a Argentina

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A Usina Elétrica a Gás de Araucária – UEGA, sociedade entre a Copel e Petrobrás, iniciou segunda-feira (27) o despacho de energia da sua planta termelétrica, com o objetivo de exportação para a Argentina. Através do contrato de compra e venda de energia elétrica para exportação firmado com a comercializadora de energia Tradener, a UEGA exportará energia até final de julho, e continuará a realizar ofertas semanais frente a necessidade da demanda argentina.

Em decorrência do rigoroso inverno argentino, o consumo de energia tem sido elevado pela necessidade de aquecimento das residências e locais de trabalho, fazendo com que os argentinos prefiram importar energia do Brasil ao ligar térmicas mais caras existentes no país.

DIRETRIZES – A operação de exportação só foi possível em razão das diretrizes estabelecidas pelo Ministério de Minas e Energia por meio Portaria 418/2019, alterada pela Portaria 87/2020.

As portarias são referentes à exportação de energia elétrica interruptível Sem Devolução, destinada à Argentina e ao Uruguai, proveniente de usinas termoelétricas em operação comercial despachadas centralizadamente pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS), disponíveis para atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e não despachadas por ordem de mérito nem por garantia de suprimento energético.

A Portaria estabelece, ainda, que a responsabilidade pela exportação de energia elétrica perante a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, será de agentes comercializadores autorizados nos termos da Portaria MME nº 596, de 19 de outubro de 2011. Esse contexto permitiu a autorização de exportadora de energia elétrica interruptível para a Argentina e Uruguai à Tradener, que foi contratada pela Cammesa, empresa argentina, para ser a Comercializadora/Exportadora encarregada do respectivo intercâmbio até 31 de dezembro de 2022.

Fonte: AEN

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real