Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Terceiro LirAa do ano aponta melhoria no quadro em Toledo, porém cuidados devem ser mantidos

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O Setor de Controle e Combate às Endemias divulgou nesta quarta-feira (31) o resultado do terceiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LirAa) de 2022. A ação ocorreu entre os dias 29 e 31 de agosto e foram identificados criadouros do inseto transmissor da dengue, do zika vírus, da febre chikungunya e da febre amarela em 0,6% dos 1800 imóveis visitados, ficando abaixo do indíce no mesmo período do ano passado que foi de 1,8%. O recomendado pelos organismos nacionais e internacionais de saúde é de até 1%.

O trabalho se estendeu a residências, empresas e terrenos baldios escolhidos mediante sorteio realizado por programa fornecido pelo Ministério da Saúde, distribuindo as visitas de forma proporcional entre todos os bairros. O maior índice de infestação foi identificado no Jardim Maracanã, com 7,40%, seguido pela Independência com 7,14% e o Jardim Porto Alegre com 6,89% (confira a relação completa na tabela no final da matéria). Lixo doméstico, vasos de plantas, piscinas, tonéis, ralos, aquário, sucatas e pneus foram os objetos onde os focos do mosquito foram encontrados durante o LirAa. 

Mesmo com a média favorável, a coordenadora do Setor de Controle e Combate às Endemias, Lilian Konig, pediu que a população mantenha os cuidados. “É preciso tirar um tempo semanalmente para verificar se no quintal ou dentro de casa não tenha nenhum recipiente acumulando água e possa vir a ser um futuro criadouro do mosquito”, reforçou.

O setor de Controle e Combate às Endemias informa que está com um novo número para atender moradores que não estavam em casa quando os agentes de combate a endemias (ACEs) foram fazer a vistoria. Quem recebeu o informe sobre esta ausência, deve agendar a visita pelo número (45) 3196-3095.

Bairros com maior número de focos

Maracanã (7,40%)

Independência (7,14%)

Jardim Porto Alegre (6,89%)

Coopagro (6,08%)

Rossoni (3,57%)

Industrial (2,94%)

Orquideas (2,77%)

Panambi (2,77%)

Bressan (2,70%)

São Francisco – Área II (2,70%)

Pasquali (2,63%)

São Francisco – Área III (2,63%)

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2786 – 24/06/2025

Cotações em tempo real