Ações de combate à dengue. Foto: Fábio Ulsenheimer/Decom

O Setor de Controle e Combate às Endemias divulgou nesta quarta-feira (31) o resultado do terceiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LirAa) de 2022. A ação ocorreu entre os dias 29 e 31 de agosto e foram identificados criadouros do inseto transmissor da dengue, do zika vírus, da febre chikungunya e da febre amarela em 0,6% dos 1800 imóveis visitados, ficando abaixo do indíce no mesmo período do ano passado que foi de 1,8%. O recomendado pelos organismos nacionais e internacionais de saúde é de até 1%.

O trabalho se estendeu a residências, empresas e terrenos baldios escolhidos mediante sorteio realizado por programa fornecido pelo Ministério da Saúde, distribuindo as visitas de forma proporcional entre todos os bairros. O maior índice de infestação foi identificado no Jardim Maracanã, com 7,40%, seguido pela Independência com 7,14% e o Jardim Porto Alegre com 6,89% (confira a relação completa na tabela no final da matéria). Lixo doméstico, vasos de plantas, piscinas, tonéis, ralos, aquário, sucatas e pneus foram os objetos onde os focos do mosquito foram encontrados durante o LirAa. 

Mesmo com a média favorável, a coordenadora do Setor de Controle e Combate às Endemias, Lilian Konig, pediu que a população mantenha os cuidados. “É preciso tirar um tempo semanalmente para verificar se no quintal ou dentro de casa não tenha nenhum recipiente acumulando água e possa vir a ser um futuro criadouro do mosquito”, reforçou.

O setor de Controle e Combate às Endemias informa que está com um novo número para atender moradores que não estavam em casa quando os agentes de combate a endemias (ACEs) foram fazer a vistoria. Quem recebeu o informe sobre esta ausência, deve agendar a visita pelo número (45) 3196-3095.

Bairros com maior número de focos

Maracanã (7,40%)

Independência (7,14%)

Jardim Porto Alegre (6,89%)

Coopagro (6,08%)

Rossoni (3,57%)

Industrial (2,94%)

Orquideas (2,77%)

Panambi (2,77%)

Bressan (2,70%)

São Francisco – Área II (2,70%)

Pasquali (2,63%)

São Francisco – Área III (2,63%)

Fonte: Decom/Pref. de Toledo