Foto: Wanderson Schumacher

A Secretaria da Cultura de Toledo realizou, na manhã do último sábado (1º), a entrega de duas novas tendas para artesãs do município. A solenidade aconteceu na Praça Willy Barth, durante a Feira de Arte e Artesanato, evento tradicionalmente realizado nos dois primeiros sábados de cada mês.

Diversas lideranças prestigiaram o ato. Entre elas, o prefeito Mario Costenaro, o vice-prefeito Lucio De Marchi e o secretário da Cultura, Gabriel Furlan Freire Gameiro, que esteve acompanhado da diretora do Departamento da Cultura, Karla Fernanda Celant, e da coordenadora de cursos da Casa da Cultura, Gabrielli de Bona Casagrande. “Pode parecer algo simples, mas é repleto de significado. Esta tenda representa o momento em que o artista vai à rua. Por isso, o governo municipal se sente motivado a apoiar esta iniciativa, que representa a expressão dos nossos artesãos. É muito importante que esse movimento cresça cada vez mais, com nossas praças e ruas ocupadas pelo povo, tornando-se espaços de congraçamento, união e relacionamentos interpessoais. Isso fortalece o senso de pertencimento do cidadão e faz de Toledo uma cidade ainda mais viva e pulsante”, analisa o prefeito.

As novas estruturas foram entregues às artesãs Sueli Aparecida Moreira do Nascimento e Maria Eduarda Gonzaga Ramos Lima, ambas credenciadas e selecionadas por meio do Chamamento Público nº 013/2024, seguindo as diretrizes estabelecidas no Decreto Nº 1.106/2024, que regulamenta o projeto Tenda. Cada uma recebeu uma estrutura com 4 metros quadrados de área e 2,7 metros de altura, proporcionando melhores condições para expor e vender seus produtos. “Além de permitir um crescimento na parte comercial constituindo sua empresa na modalidade MEI [microempreendedor individual], a tenda nova que as artesãs estão recebendo permite que elas tenham mais visibilidade do público, podendo estar presentes não só na Feira de Arte e Artesanato, mas também de outros eventos promovidos ou apoiados pela Cultura. Em razão do tamanho das estruturas que são facilmente transportadas, a participação se torna mais simples e o melhor: sem pagarem um centavo por isso”, destaca a assistente em desenvolvimento social e coordenadora do Projeto Tenda, Cleonice Dumke.

Foto: Wanderson Schumacher

Sueli Moreira do Nascimento produz peças em crochê, como bolsas, panos de prato e jogos de cozinha e banheiro. Já Maria Eduarda Gonzaga Ramos Lima confecciona bonés e roupas de diversos tamanhos para humanos, cães e gatos. “A tenda nova me incentivou bastante. Eu amo o que faço, encaro meu trabalho como terapia e essa estrutura vai me ajudar muito no meu dia a dia, pois permitirá que eu esteja presente em outros eventos”, pontua Sueli. “Agora terei condições melhores para divulgar minha arte. Para mim, ela não é feita só para vender, é importante também ver o trabalho visto e reconhecido pelo público”, acrescenta Maria Eduarda.

Após a entrega das tendas, os presentes puderam desfrutar de um momento musical conduzido pelos professores da Casa da Cultura, Cristiano Frank e Marcio Neves, que se apresentaram, respectivamente, no saxofone e no teclado. “É a primeira Feira de Arte e Artesanato que promovemos neste ano e um orgulho voltarmos com um ato que marca o fortalecimento do Tenda, um projeto que vem crescendo e agora ganha novos integrantes. É preciso valorizar o trabalho feito pelas mãos da nossa gente. É algo de uma beleza ímpar e cabe a nós incentivar nossos artesãos, aproximá-los da população”, comenta o secretário da Cultura.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo