Imagem de satélite nesta segunda-feira (30) em todo o Brasil - Fonte: Inmet


Imagem de satélite nesta segunda-feira (30) em todo o Brasil – Fonte: Inmet

LOGO nalogo

A semana no Brasil começa com a previsão de chuvas em áreas de Tocantins e Bahia, onde instabilidades já estão presentes nesta manhã de segunda-feira (30), segundo mostram imagens de satélite do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Também chove no Centro-Oeste do país, Norte e partes do Nordeste.

Essa condição de chuva anima já que o plantio da soja está liberado a partir do dia 1º de outubro em Tocantins e 7 de outubro na Bahia.

Áreas do cinturão produtivo de grãos do Centro-Norte do Brasil já registraram acumulados expressivos de chuva nos últimos cinco dias, de acordo com mapa de precipitação acumulado do Inmet. Áreas da região Norte tiveram acumulados de até 80 milímetros, enquanto no Centro-Oeste e Sudeste foram até 60 mm.

O modelo Cosmo mostra a continuidade das chuvas em áreas do Centro-Norte nos próximos dias, mas nada de chuva volumosa na maior parte da região no período de 24 horas. Em Tocantins, a segunda fica encoberta a nublada com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Oeste, Centro e Leste. Chuvas isoladas nas demais áreas.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (01/10 a 03/10) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (01/10 a 03/10) em todo o Brasil - Fonte: Inmet


Fonte: Inmet

Segundo previsão do Inmet, na Bahia, o dia começa nublado a parcialmente nublado com chuva no Sul, no Sudoeste, no Recôncavo, no São Francisco e no Oeste da Bahia. Ainda de acordo com o instituto meteorológico, há possibilidade de chuva em áreas isoladas da Chapada Diamantina, no Norte e no Nordeste.

Na maior parte do país, segundo o mapa de precipitação do instituto nacional de meteorologia, os acumulados nos últimos cinco dias ficaram entre 9 mm e 30 mm, mudando completamente o cenário dos últimos meses. Áreas da região Sul e Nordeste não tiveram chuvas expressivas no período ou ficaram muito baixas.

As chuvas dos últimos dias aliviam um cenário de estiagem em áreas do Brasil central e alguns produtores de soja já iniciam o plantio de soja da safra 2019/20. Apesar do início dos trabalhos, o mapa de umidade do solo do centro de estudo Oceano-Terra-Atmosfera dos EUA mostra que o cenário é bastante irregular.

Veja o mapa de precipitação acumulada dos últimos 5 dias em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada dos últimos 5 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet


Fonte: Inmet

Antes das chuvas da semana passada, na capital Cuiabá (MT), a última chuva acima de 10 mm foi em 06 de maio, há mais de quatro meses. Em Campo Grande (MS), a chuva volumosa aconteceu pela última vez em 04 de julho. Goiânia (GO) teve chuva volumosa pela última vez em 17 de maio.

Em Palmas (TO), a última precipitação volumosa foi em 24 de maio. Em áreas da região Sudeste, como em Belo Horizonte (MG), as chuvas também estão escassas, com o último registro de precipitação acima de 10 mm em 15 de maio. Cafeicultores também estavam preocupados com a condição por conta do período de florada.

Apesar das chuvas sobre áreas dos estados da Bahia e Tocantins, as temperaturas seguirão altas, segundo o Inmet, com máximas no estado baiano podendo chegar aos 39ºC nesta segunda-feira e mínima de 17ºC. Em Tocantins, as máximas e mínimas oscilam entre 38ºC e 19ºC, conforme aponta o instituto meteorológico brasileiro.

Veja o mapa de umidade no solo por centímetros no Brasil:

Mapa de umidade no solo por centímetros no Brasil - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA


Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

O mapa de precipitação acumulada dos próximos sete dias para todo o Brasil mostra chuvas sobre a maior parte do Brasil, mas com volumes fracos a moderados. No período, os acumulados mais altos devem ser registrados em áreas da região Norte, a divisa do Centro-Oeste com Bolívia e Paraguai e quase toda a região Sul.

Veja o mapa de precipitação acumulada para os próximos 7 dias em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada para os próximos 7 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet


Fonte: Inmet

O alerta do Inmet nesta segunda-feira é de baixa umidade em áreas de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

O mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 30 de setembro até 08 de outubro, mostra chuvas sobre a maior parte do país, mas com os maiores volumes no Norte, Leste do Centro-Oeste, Sul e partes do Sudeste.

De 08 até 16 de outubro, as chuvas seguem sobre a maior parte do país, mas já diminuem em determinadas áreas em comparação com o período anterior, principalmente na região Nordeste. Os maiores acumulados nesses dias ficarão concentrados sobre áreas da região Norte do país, pontos do Sul e do Sudeste brasileiro.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 30 de setembro até 16 de outubro:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 30 de setembro até 16 de outubro - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Fonte: Noticias Agrícolas