A forte massa de ar frio polar que se espalha sobre o Brasil provoca frio intenso na Região Sul, como já era esperado. Por volta das 5 horas da madrugada desta sexta-feira, 21 de agosto, o INMET – Instituto Nacional de Meteorologia – registrava temperaturas negativas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e temperatura já em 0°C no sul do Paraná.

A imagem captada pelo satélite GOES 16 mostra um panorama da nebulosidade sobre o Sul do Brasil: grande quantidade de nuvens e condições para chuva no centro-norte e leste do Paraná e no nordeste e leste de Santa Catarina.

Ainda há nebulosidade na serra e planaltos de Santa Catarina e há possibilidade de nevar pela manhã, mas a nebulosidade deve diminuir à tarde, o que vai reduzir também a chance de nevar..

A geada se forma de maneira ampla e até com forte intensidade no Rio Grande do Sul por causa das temperaturas muito baixas.

Confira alguns valores registrados pelo INMET e pelos aeroportos às 5 horas de 21/8/2020 (valores aproximados!)

Bom Jardim da Serra/SC: -8°C

São Joaquim/SC: -4°C

São José dos Ausentes/RS: -4°C

Quaraí/RS: -4°C

Vacaria/RS: -3°C

Dom Pedrito/RS: 0°C

Lages/SC: -1°C

Xanxerê/SC: 0°C

General Carneiro: 0°C

Colombo (Grande Curitiba)/PR: 5°C

Maringá /PR: 8°C

Foz do Iguaçu (aero)/PR: 3°C

Sábado congelante

O ar frio polar ainda estará forte sobre o Sul do Brasil na madrugada deste sábado, 22O dia amanhece congelante literalmente, com formação de geada e gelo amplo e com forte intensidade. É possível que haja congelamento da água em canos e que se forme lâminas de gelo sobre poças d´água.

A geada ocorre  em quase todo o Sul do país neste sábado. Fonte Clima Tempo

Foto crédito: Agência São Joaquim Online, São Joaquim (SC)