Aproximadamente 100 pessoas, entre técnicos, gestores públicos, lideranças empresariais e autoridades de toda a região, participaram do encontro “Inovação e Sustentabilidade na Gestão de Águas Industriais”. O evento foi realizado na terça-feira (23), no Biopark em Toledo. Executivos da empresa norte-americana ChartWater – articulados pelo Consulado-Geral dos Estados Unidos, em São Paulo, e com o apoio do Biopark e da Prefeitura de Toledo – dialogaram com o público presente sobre as tecnologias mais avançadas no tratamento de água, seja em rios poluídos ou nos efluentes da indústria.
“Temos que reconhecer a importância desse evento, que nos trouxe perspectivas inovadoras para a melhoria da qualidade da água de rios e o tratamento de efluentes industriais. É uma honra para nós sediarmos esse encontro. Toledo e o Oeste do Paraná estão cheios de cooperativas e frigoríficos que precisam dessas soluções. Água é um bem escasso no mundo inteiro, isso só agregou a relevância dessa discussão para além das fronteiras de nosso estado”, pontuou o secretário de Agricultura e Proteína Animal de Toledo, Luiz Carlos Bombardelli.
Bombardelli também reconheceu a oportunidade que todos os participantes tiveram de manter relações com o consulado dos Estados Unidos, por meio do especialista comercial para o Meio Ambiente, Thales Demarchi. “Por meio do Consulado, tivemos acesso a soluções de empresas americanas, que já testaram de forma eficiente no seu país de origem e agora trouxeram essa tecnologia para a região, tendo como exemplo a oxigenação do Rio Pinheiros, em São Paulo, provando que é uma alternativa que funciona”, acrescentou.
Sucesso – A diretora técnica da ChartWater no Brasil, Paula Vilela, comemorou o resultado do evento. “Ficamos surpresos com a forte presença da comunidade técnico-científica e também com a relevância dos debates e questionamentos, além da excelente estrutura e dos recursos disponibilizados pelo Biopark. Foi sensacional!”, avaliou.

A forte atuação com as agroindústrias nos Estados Unidos torna o mercado no Oeste do Paraná um atrativo interessante, no qual os executivos da ChartWater vislumbram ser muito promissor para ambas as partes. “Apresentamos hoje aqui soluções inovadoras no Brasil, mas já consolidadas no exterior, que trazem benefícios ao tratamento dos esgotos domésticos e efluentes industriais, contribuindo também para a melhoria da qualidade da água de corpos hídricos, com um forte viés de sustentabilidade. Sem utilização de químicos e sem geração de resíduos. Quando finalizamos o projeto em operações temporárias e retiramos o nosso equipamento, não deixamos nenhum passivo ambiental. Parece algo impossível nesse segmento de tratamento de água e efluentes, mas essa foi justamente a solução que apresentamos”, relatou a pesquisadora.
Comitivas – Executivos do setor público e privado estiveram em Toledo para conhecer esses processos. É o caso dos engenheiros da área de inovação da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Representantes do Ministério Público e do Instituto Água e Terra (IAT) também se fizeram presentes e reconheceram a eficácia dos resultados apresentados.
Durante a semana, várias visitas in loco estão agendadas em cooperativas e prefeituras da região para que os desafios de cada unidade sejam analisados e soluções possam ser apresentadas. Gestores de Toledo, Cascavel, Matelândia, Santa Terezinha do Itaipu, Medianeira, Itaipulândia, Palotina, Assis Chateaubriand, Marechal Cândido Rondon também se fizeram presentes ao evento.
Apresentações – Além da diretora Paula Vilela e do representante do Consulado Americano, Thales Demarchi, o evento também contou com as apresentações do diretor de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Biopark, Tiago Mendes; do engenheiro da ChartWater Brasil, Eric Rodrigues; e do Global Solution Manager SDOX Technology (EUA), Tyler Elm.
Fonte: Secom/Pref. de Toledo