Foi extremamente positiva a avaliação das professoras Gracieli Morais e Solange Martins Paludo do estágio e curso técnicos realizados em Londrina, de 21 a 26 de maio, com a treinadora búlgara Dinkova Vidolova, acompanhada da ginasta Antoaneta Dimitrova Nikolova, e da professora Márcia Aversani. O curso foi uma iniciativa da Federação Paranaense de Ginástica e contemplou atletas e técnicas que tiveram destaque no ano anterior, com a conquista de medalhas em competições estaduais e nacionais. Gracieli e Solange acompanharam as atletas Kauany Zanettin Paes, Antonella Genuzio Paz e Fernanda Lenz Heinemann, no estágio, de 21 a 23 de maio. Solange permaneceu para o curso, de 23 a 26 de maio, juntamente com a professora Liliane Pilke e as atletas Maria Eduarda Alexandre e Yohana Borel. No curso foram trabalhadas técnicas básicas de movimento corporal, elementos corporais (equilíbrio, rotação, saltos e passos de dança), além de manejo dos aparelhos corda, arco, bola, maças e fita. Já no estágio, a preparação física das atletas, com o treinamento das séries e ajustes, conforme considerações da técnica búlgara.

“Foi muito importante para a troca de experiências e também alguns ajustes nas séries, incluindo a utilização da quadra, correlação entre a música e o movimento, correções corporais, entre outras questões. Um treinamento como este sempre é muito importante e tem muito a acrescentar à modalidade”, reforça Gracieli. Segundo ela, observações feitas serão trabalhadas ao longo dos próximos dias visando a preparação final das ginastas para a primeira competição de porte do ano, o Campeonato Paranaense de GR, nas categorias infantil e adulto. O campeonato será em Londrina, na primeira semana de junho.

Para a técnica Solange Martins, que atua com atletas de base, o treinamento foi importante para rever conceitos constantemente trabalhados, mas que muitas vezes acabam sendo esquecidos. “É um resgate de muitas coisas que a gente já sabia, mas que às vezes passa despercebido. Além disso, um treinamento como este serve de motivação, traz um gás novo, tanto para as atletas como para as técnicas”. Ela agradeceu a iniciativa da Federação Paranaense de GR, de trazer um curso como este, que contribui para fortalecer a modalidade de Ginástica Rítmica, que é muito forte no estado, mas que precisa do apoio da entidade para continuar crescendo e mantendo o nome de potência da modalidade entre os estados brasileiros. Fonte e Crédito Fotos: Assessoria de Comunicação.