Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

TCE-PR multa ex e atual reitor da Unioeste por pagamento excessivo de horas extras

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) julgou parcialmente procedente Tomada de Contas Extraordinária realizada junto à Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) como parte do Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2017 do órgão de controle externo.

Por meio do procedimento, foi identificado o pagamento excessivo e indiscriminado de horas extras a servidores da instituição de ensino. A situação, que perdura desde 2017, contraria as disposições contidas no Estatuto dos Servidores Civis do Paraná (Lei Estadual nº 6.174/1970) e nos decretos estaduais números 2.813/2000 e 6.264/2012.

Em função da irregularidade, o atual reitor da Unioeste, Alexandre Almeida Weber, e seu antecessor no cargo, Paulo Sérgio Wolff, foram multados individualmente em R$ 4.274,40. As sanções estão previstas no artigo 87, inciso IV, da Lei Orgânica do TCE-PR (Lei Complementar Estadual nº 113/2005). Cada uma delas corresponde a 40 vezes o valor da Unidade Padrão Fiscal do Estado do Paraná (UPF-PR). O indexador, que tem atualização mensal, valia R$ 106,86 em outubro, quando o processo foi julgado.

Em seu voto, o relator do processo, conselheiro Artagão de Mattos Leão, determinou ainda que a administração da universidade regularize, dentro de 30 dias, seu Portal da Transparência, a fim de que todas as informações exigidas pela Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) e outras normas sejam fornecidas integralmente. Do contrário, será aplicada nova multa ao atual reitor da instituição. O prazo para o cumprimento da determinação passará a contar a partir do trânsito em julgado da decisão, da qual cabe recurso.

Os demais membros do órgão colegiado do TCE-PR acompanharam, de forma unânime, o voto do relator na sessão ordinária nº 34/2020 do Tribunal Pleno, realizada por videoconferência em 28 de outubro. Cabe recurso contra a decisão contida no Acórdão nº 3082/20 – Tribunal Pleno, veiculado no dia 4 de novembro, na edição nº 2.415 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC).

Fonte: TCE-PR

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real