Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Taxa de analfabetismo no município de Toledo está em 3,4%

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos Antonio Santos

EJA: Alfabetização de jovens e adultos é um tema de grande relevância social e educacional

A proporção da população que sabe ler e escrever aumentou em 383 dos 399 municípios do Paraná entre 2010 e 2022, anos em que foram realizados os mais recentes recenseamentos demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município de Toledo ocupa atualmente a 349ª posição na evolução em pontos percentuais da taxa de alfabetização no estado. Segundo o censo de 2010, eram 4,6% da população analfabeta e em 2022 ficou em 3,4%.  Redução de 1,2 %.  E está entre os 40 municípios do Paraná com menor taxa de analfabetos. 96% dos municípios do Paraná melhoraram taxa de alfabetização na última década.

POLÍTICAS PÚBLICAS – A secretária da Educação do município de Toledo, Dirce Maria Steffens Kulzer, lembra que a alfabetização tem início desde a entrada da criança na escola, sendo que já na Educação Infantil a ênfase do trabalho está na oralidade, leitura e escrita.

“No primeiro ano do Ensino Fundamental, os objetivos educacionais estão pautados nos processos de alfabetização e letramento. A conclusão da alfabetização deve se dar até o segundo ano do Ensino Fundamental, e isso desempenha um papel muito importante no desenvolvimento educacional das crianças. Essa meta não apenas fortalece as habilidades fundamentais de leitura e escrita, mas também estabelece uma base sólida para o aprendizado contínuo”, diz.

Ela menciona que pensando em ações para melhorar ainda mais o índice de alfabetização na idade certa, Toledo aderiu ao Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada com colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, tendo como objetivo central garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do segundo ano do ensino fundamental.

“Toledo realiza também a Avaliação de Fluência Leitora com todos os alunos do 2º ano da rede municipal, que visa verificar a capacidade do estudante em ler palavras, pseudopalavras e textos voltados à sua etapa escolar de forma fluida e no ritmo adequado, além da oferta de Formações específicas para professores e a compra de materiais que auxiliem ainda mais o professor em sala de aula”, afirma Dirce Steffens.

EJA é destinada a pessoas que não tiveram a chance de concluir seus estudos na idade regular. Foto: Decom/Pref. de Toledo

EJA: Alfabetização em turmas de Educação de Jovens e adultos

A alfabetização de jovens e adultos é um tema de grande relevância social e educacional, fundamental para o desenvolvimento humano e a inclusão social. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino essencial para garantir que indivíduos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade escolar regular possam ter acesso à educação, principalmente em contextos onde fatores socioeconômicos, culturais ou pessoais impediram o prosseguimento dos estudos na infância ou adolescência.

“A EJA permite que esses indivíduos retomem sua formação, ampliando suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho e de participação ativa na sociedade. Além disso, a alfabetização de jovens e adultos não deve ser vista apenas como uma meta educacional, mas como um direito humano básico”, diz a secretária.

Os programas de alfabetização de jovens e adultos são estruturados levando em consideração as especificidades desse público. As metodologias aplicadas são diferenciadas das utilizadas com crianças, são mais flexíveis e contextualizadas, respeitando o ritmo e as condições de cada aluno, pois os adultos têm experiências de vida e conhecimentos prévios que podem e devem ser integrados ao processo de aprendizagem utilizadas. Além das matérias tradicionais, como português e matemática, a EJA inclui conteúdos voltados para a cidadania, direitos humanos e habilidades práticas, como o da utilização de ferramentas digitais que são relevantes para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos da modalidade.

“É essencial também que as políticas públicas garantam a sustentabilidade da modalidade EJA. Isso incluindo a formação contínua de educadores, a criação de ambientes de aprendizagem acolhedores e incentivadores, e o desenvolvimento de ações que promovam a permanência e o progresso dos alunos na modalidade”, afirma Denise Steffens.

Em Toledo a modalidade EJA – Fase I (1ª a 5ª etapa) conta com seis turmas, em diferentes espaços. A Escola Municipal Norma Demeneck Belotto, Jardim Gisela é a unidade centralizadora, responsável pela organização, documentos e matrículas dos novos alunos.

“Considerando a demanda e a procura por vagas na EJA, as turmas descentralizadas localizam-se no Centro da Juventude do Jardim Europa, no período matutino; no CEEBJA no Centro, no período vespertino; na Escola Municipal Engenheiro Waldyr Luiz Becker no Jardim Coopagro, na Escola Municipal Professor Henrique Brod no Jardim Panorama, na Escola Municipal Walter Fontana na Vila Pioneira e na Escola Municipal Anita Garibaldi no Jardim Europa, no período noturno”, relata a secretária da Educação.

Atualmente a EJA tem 90 alunos e consta com 60 vagas para novos alunos, distribuídas nos seis espaços descentralizadores da modalidade.

Veja também

Previsão do Tempo

Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Cotação em Tempo Real

Cotações em tempo real