Por Marcos Antonio Santos
EJA: Alfabetização de jovens e adultos é um tema de grande relevância social e educacional
A proporção da população que sabe ler e escrever aumentou em 383 dos 399 municípios do Paraná entre 2010 e 2022, anos em que foram realizados os mais recentes recenseamentos demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município de Toledo ocupa atualmente a 349ª posição na evolução em pontos percentuais da taxa de alfabetização no estado. Segundo o censo de 2010, eram 4,6% da população analfabeta e em 2022 ficou em 3,4%. Redução de 1,2 %. E está entre os 40 municípios do Paraná com menor taxa de analfabetos. 96% dos municípios do Paraná melhoraram taxa de alfabetização na última década.
POLÍTICAS PÚBLICAS – A secretária da Educação do município de Toledo, Dirce Maria Steffens Kulzer, lembra que a alfabetização tem início desde a entrada da criança na escola, sendo que já na Educação Infantil a ênfase do trabalho está na oralidade, leitura e escrita.
“No primeiro ano do Ensino Fundamental, os objetivos educacionais estão pautados nos processos de alfabetização e letramento. A conclusão da alfabetização deve se dar até o segundo ano do Ensino Fundamental, e isso desempenha um papel muito importante no desenvolvimento educacional das crianças. Essa meta não apenas fortalece as habilidades fundamentais de leitura e escrita, mas também estabelece uma base sólida para o aprendizado contínuo”, diz.
Ela menciona que pensando em ações para melhorar ainda mais o índice de alfabetização na idade certa, Toledo aderiu ao Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada com colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, tendo como objetivo central garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do segundo ano do ensino fundamental.
“Toledo realiza também a Avaliação de Fluência Leitora com todos os alunos do 2º ano da rede municipal, que visa verificar a capacidade do estudante em ler palavras, pseudopalavras e textos voltados à sua etapa escolar de forma fluida e no ritmo adequado, além da oferta de Formações específicas para professores e a compra de materiais que auxiliem ainda mais o professor em sala de aula”, afirma Dirce Steffens.

EJA: Alfabetização em turmas de Educação de Jovens e adultos
A alfabetização de jovens e adultos é um tema de grande relevância social e educacional, fundamental para o desenvolvimento humano e a inclusão social. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino essencial para garantir que indivíduos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade escolar regular possam ter acesso à educação, principalmente em contextos onde fatores socioeconômicos, culturais ou pessoais impediram o prosseguimento dos estudos na infância ou adolescência.
“A EJA permite que esses indivíduos retomem sua formação, ampliando suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho e de participação ativa na sociedade. Além disso, a alfabetização de jovens e adultos não deve ser vista apenas como uma meta educacional, mas como um direito humano básico”, diz a secretária.
Os programas de alfabetização de jovens e adultos são estruturados levando em consideração as especificidades desse público. As metodologias aplicadas são diferenciadas das utilizadas com crianças, são mais flexíveis e contextualizadas, respeitando o ritmo e as condições de cada aluno, pois os adultos têm experiências de vida e conhecimentos prévios que podem e devem ser integrados ao processo de aprendizagem utilizadas. Além das matérias tradicionais, como português e matemática, a EJA inclui conteúdos voltados para a cidadania, direitos humanos e habilidades práticas, como o da utilização de ferramentas digitais que são relevantes para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos da modalidade.
“É essencial também que as políticas públicas garantam a sustentabilidade da modalidade EJA. Isso incluindo a formação contínua de educadores, a criação de ambientes de aprendizagem acolhedores e incentivadores, e o desenvolvimento de ações que promovam a permanência e o progresso dos alunos na modalidade”, afirma Denise Steffens.
Em Toledo a modalidade EJA – Fase I (1ª a 5ª etapa) conta com seis turmas, em diferentes espaços. A Escola Municipal Norma Demeneck Belotto, Jardim Gisela é a unidade centralizadora, responsável pela organização, documentos e matrículas dos novos alunos.
“Considerando a demanda e a procura por vagas na EJA, as turmas descentralizadas localizam-se no Centro da Juventude do Jardim Europa, no período matutino; no CEEBJA no Centro, no período vespertino; na Escola Municipal Engenheiro Waldyr Luiz Becker no Jardim Coopagro, na Escola Municipal Professor Henrique Brod no Jardim Panorama, na Escola Municipal Walter Fontana na Vila Pioneira e na Escola Municipal Anita Garibaldi no Jardim Europa, no período noturno”, relata a secretária da Educação.
Atualmente a EJA tem 90 alunos e consta com 60 vagas para novos alunos, distribuídas nos seis espaços descentralizadores da modalidade.