Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Suplementação luminosa gera salto de produtividade

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Com a expansão das cadeias do agronegócio, várias tecnologias são desenvolvidas para o agricultor produzir mais, com qualidade e gastando menos. Uma dessas novidades é a suplementação luminosa, utilizada para a elevação de índices de produtividade. É disso que falou Gustavo Alexandre Grossi, agricultor e CEO do Grupo Fienile, em palestra técnica no Espaço Impulso, na terceira edição do Show Rural Coopavel.

A tecnologia Irriluce consiste na união de um pacote de tecnologias com a utilização de módulos led acoplados ao pivô de irrigação para suplementar luz e criar estímulos fotossintéticos nas plantas durante a noite e dias nublados e chuvosos, trazendo inúmeros benefícios. As luzes que iluminam a lavoura durante a noite, segundo Gustavo, promovem um verdadeiro espetáculo e encantamento, mas o produtor que decide investir é orientado sobre a necessidade do pacote tecnológico agronômico, técnico e científico para o sucesso da suplementação luminosa.

“Todo trabalho está atrelado a um aparato tecnológico desde o pivô à utilização da vazão de água, nutrição de solo, recuperação de estrutura de solo, manejo ligado a tecnologias como remineralizadores de solo, entre outras. Isso sem falar nas pesquisas realizadas durante o processo, uma vez que o investimento na tecnologia Irriluce também inclui estar disposto a contribuir com a pesquisa, receber pesquisadores na sua propriedade para avaliar o desenvolvimento do projeto e validar resultados pelo menos nos três primeiros anos”, reforça Gustavo.

Gustavo Grossi. Foto: Assessoria

O processo de implementação começa com uma consultoria com cada produtor para entender possíveis fatores limitantes e o que é possível melhorar em termos de manejo, estrutura do solo, química do solo, nutrição para a planta, e o próprio modo de lidar com a lavoura, para garantir que ela tenha condições de se desenvolver a partir da instalação da tecnologia de suplementação luminosa.

“Não adianta o produtor  implementar a suplementação luminosa por conta própria em uma planta que não tem plenas condições de extrair nutrientes e extrair água para se desenvolver, por exemplo, podendo causar o efeito contrário trazendo péssimos resultados para a sua lavoura, como o estímulo às ervas daninhas, à incidência de um desequilíbrio nutricional no solo”, destaca Gustavo.

Minas Gerais

A startup Fienile nasceu em Minas Gerais há sete anos e está presente em diversos estados. O grupo é parceiro do PTI desde o início de 2021 e em Foz do Iguaçu conta com um escritório dentro do Parque Tecnológico.

Suplementação luminosa contribui para avanços em produtividade de grãos. Foto: Assessoria

Fonte: Assessoria do Show Rural de Inverno

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real