Especialistas e executivos de startups do Sudoeste do Estado discutem nesta segunda-feira (27) o impacto da pandemia da Covid-19 no setor da inovação. O bate-papo, que será transmitido ao vivo pelo Facebook, faz parte de uma série de conversas com o ecossistema de inovação do Paraná, que já foi realizada com empresas de Curitiba e também será feita com startups das regiões Norte, Oeste e dos Campos Gerais.

O superintendente de Inovação do Governo do Estado, Henrique Domakoski, será o mediador do bate-papo, que acontece às 19h e será transmitido nas páginas do Sistema Regional de Inovação do Sudoeste do Paraná (www.facebook.com/srisudoeste) e do Sudovalley (www.facebook.com/sudovalley), a comunidade de startups da região.

A ideia, de acordo com ele, é discutir as consequências do novo coronavírus no ecossistema de inovação e as medidas necessárias para enfrentar a crise, principalmente dentro das startups. “A pandemia se tornou um desafio para toda sociedade, inclusive no setor de inovação, que costumava ser pouco impactado por outras crises econômicas”, diz. “Mas é justamente esta área que pode trazer as respostas que precisamos para superar a crise e buscar por novas oportunidades”, afirma.

Participam da conversa o gerente regional Sul do Sebrae-PR, Cesar Colini, o diretor-executivo da InoBram Automações, e os CEOs da Softfocus, Alessandro Moraes, da Viasoft, Itamir Viola, da startup Eyhe, Leandro Manfroi, e da Kepha Digital Business Expert, Marcos Nonemacher.

INICIATIVAS – A Superintendência Geral de Inovação atua em diferentes frentes para minimizar os impactos da pandemia no ecossistema de inovação paranaense, dando suportes às empresas de base tecnológica e buscando soluções aos problemas enfrentados pela sociedade.

Na semana passada, foi lançado em parceria com o Senai Paraná edital de chamamento público no valor de R$ 1,4 milhão, para ajudar startups a desenvolverem iniciativas de enfrentamento ao novo coronavírus. O objetivo é acelerar ideias e soluções que já estão ambientadas em teste para ajudar a sociedade diante da pandemia e da crise econômica decorrente dela.

Também está sendo promovido o Hack pelo Futuro, uma maratona que busca ideias inovadoras para minimizar os impactos da crise em áreas como o comércio, serviços, saúde e na cultura. Outro programa, o Startup Evolution, vai prestar consultorias para que essas empresas possam enfrentar as dificuldades impostas pela pandemia.

Fonte: Agência Estadual de Notícias