imagem: Marcia Dengaten

Uma grande frente fria avança pelo Sul do Brasil e estimula o crescimento de nuvens bastante carregadas. A chuva começou ontem no Rio Grande do Sul e se espalhou durante a noite e a madrugada já acumulando volumes elevados até a manhã desta sexta-feira (10). Além da chuva, fortes rajadas de vento são observadas na região. 

Chuva volumosa e ventos fortes 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) já registrou volumes de chuva entre 20 a 70 mm em diversas localidades em 24 horas. Entre às 9 horas de quinta-feira e às 9 horas desta sexta-feira, choveu 71,6 mm em Caçapava do Sul, 61,6 mm em Alegrete60,4 mm em São Borja55,4 mm em Uruguaiana e 55,2 mm em Quaraí e Santiago. 

Rajadas de vento de 62 km/h já ocorreram em Dom Pedrito e 59 km/h em São José dos Ausentes. Na região serrana de Santa Catarina, uma rajada de vento chegou a 82 km/hna estação do Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, segundo medições do INMET

Tempo severo!

A chuva continua espalhada e cai volumosa sobre o Rio Grande do Sul no decorrer desta sexta-feira. Todo o estado fica em alerta, inclusive a região da Grande Porto Alegre. A chuva começou fraca pela manhã na capital, mas tende a se intensificar durante à tarde e noite de hoje e a madrugada do sábado (11). A situação é de alerta também para ventos intensos que podem alcançar os 100 km/h. 

À medida que as áreas de instabilidade avançam o tempo tende a ficar mais carregado e a chuva aumenta, com ventos fortes em Santa Catarina e no oeste do Paraná. O alerta é para tarde e noite desta sexta-feira, se estendendo pela madrugada e ao longo do sábado. Muita chuva está prevista e as rajadas de vento podem chegar a 80 km/h. 

Das três capitais do Sul, Curitiba é que deve ter menos chuva entre a sexta-feira e o sábado. O tempo fica chuvoso no leste do Paraná no domingo do Dias das Mães.