Foto: Valdelino Pontes/AEN

Uma nova frente fria vai romper o bloqueio atmosférico que está impedindo o avanço de instabilidades sobre o Brasil. Essa frente fria vem acompanhada de uma massa de ar polar mais intensa, por isso a tendência é de queda acentuada de temperatura em muitas áreas do centro-sul do Brasil nos últimos dias de julho. A Climatempo prevê geada ampla na Região Sul, além de uma pequena chance de neve nas serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

Ar frio de origem polar derruba as temperaturas

Na sexta-feira as temperaturas já vão diminuir de forma bem expressiva em relação aos dias anteriores. Vai esfriando cada vez mais ao longo do dia e as mínimas serão registradas à noite em grande parte do Sul.

O pico do frio é esperado para o sábado. A madrugada será bem fria e com previsão de geada ampla na Região. O litoral do Sul não deve registrar geada, assim como Porto Alegre, mas nas demais áreas indicadas no mapa, inclusive em Curitiba, há condição.

-su_geada06 (2)

A chance de geada já diminui entre domingo e segunda, mas ainda não dá para descartar, especialmente em áreas de serra, planalto e baixadas.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

           -su_geada07 (2) src=”https://imagens.climatempo.com.br/climapress/galeria/2022/07/b94b8ecc11a1ac4231c5c5216a45a908.jpg” alt=”-su_geada08 (1)” width=”290″ height=”261″ />

Possibilidade de neve

Os modelos meteorológicos ainda oscilam bastante sobre a possibilidade de neve na região serrana de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul no dia 29 de julho, sexta-feira, mas não dá para descartar a chance de alguma precipitação invernal, como neve ou até chuva congelada no fim da tarde.

Climatempo vai atualizar essa condição no decorrer da semana.

image (7)

Resultado do neve categórica, GFS 18Z de 24/7/2022 mostrou neve no dia 29 de julho

Entenda: O que é a neve e como se forma?

Fonte: Clima Tempo