Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Suinicultura: Levantamento aponta que, apesar do bom momento da atividade, perspectiva positiva não tem se refletido dentro da porteira

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Reprodução

A suinocultura paranaense vem batendo recordes de produção e ótimos resultados em exportação. O cenário positivo, no entanto, não tem se refletido em aumento de renda para os produtores integrados. É o que aponta o levantamento dos custos de produção da suinocultura, elaborado pelo Sistema FAEP. Este é o tema desta edição do programa de rádio Campo & Cia, com a participação de Nicolle Wilsek, técnica do Departamento Técnico e Econômico (DTE) da entidade.

Realizado há mais de 15 anos, o levantamento permite aos suinocultores terem um diagnóstico regionalizado de sua atividade, fornecendo subsídios para negociação com as integradoras. A rodada mais recente abrangeu seis diferentes Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs) no Paraná, nas regiões Oeste e Campos Gerais, em diferentes fases produtivas: Unidade de Crechário (UC); Unidade Produtora de Desmamados (UPD) e Unidade de Terminados (UT).

Para crescer com rentabilidade, o produtor precisa conhecer a própria atividade em detalhes e trabalhar a gestão do empreendimento rural. O levantamento realizado pelo Sistema FAEP permite, identificar pontos de melhora.Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino do Sistema FAEP

Segundo Nicolle, de um modo geral, os suinocultores integrados estão conseguindo, no máximo, cobrir os custos variáveis – ou seja, as despesas referentes à produção de cada lote. Mas os custos fixo e operacional, que levam em conta também a depreciação dos equipamentos e das instalações, deixam os produtores no vermelho.

“Os produtores estão tendo receita suficiente para pagar apenas os custos variáveis. Isso cria um cenário de ilusão de que está pagando as contas. Mas quando se estratifica a atividade, quando vemos o custo fixo e operacional, percebe-se que a receita não é suficiente. O produtor está tendo que tirar dinheiro para sustentar a produção na granja”, define Nicolle.

Fonte: FAEP

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2792 – 16/09/2025

Cotações em tempo real