Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

STJ convoca audiência pública para analisar autorização de importação e cultivo de Cannabis

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Recurso especial será discutido a partir de informações técnicas, jurídicas e científicas de pessoas e instituições habilitadas

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) convocou audiência pública, que será realizada no dia 25 de abril, a partir das 10h, para analisar o recurso especial nº 2024250 – PR (2022/0210283-1) sobre a concessão de Autorização Sanitária para importação e cultivo de variedades de Cannabis. O recurso tem como relatora a ministra Regina Helena Costa, que convocou a audiência  “considerando os notórios debates nos meios sociais, acadêmicos e institucionais acerca da utilização de substratos da Cannabis, cultivada em solo nacional, para a produção de medicamentos e sua disponibilização no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS. Sem prejuízo do necessário controle estatal sobre essa atividade, de modo a assegurar as políticas e instrumentos indispensáveis à prevenção e à repressão do tráfico ilícito de substâncias entorpecentes”.

No recurso, foi instaurado o Incidente de Assunto de Competência – IAC (art. 947 do CPC/2015) para que se discuta a possibilidade de importação e cultivo de Cannabis que, embora produzam Tetrahidrocanabinol (THC) em baixas concentrações, geram altos índices de Canabidiol (CBD) ou de outros Canabinoides., Essas substâncias podem ser utilizadas para a produção de medicamentos e demais subprodutos para usos exclusivamente medicinais, farmacêuticos ou industriais, à luz da Lei nº 11.343/2006, da Convenção Única sobre Entorpecentes (Decreto nº 54.216/1964), da Convenção sobre Substâncias Psicotrópicas (Decreto nº 79.388/1977) e da Convenção Contra o Tráfico Ilícito de Entorpecentes e Substâncias Psicotrópicas (Decreto nº 154/1991).

Para a audiência foram convocadas pessoas ou entidades com experiência e conhecimento sobre a matéria para discutir subsídios técnicos, jurídicos e científicos que possam embasar as conclusões do processo no STJ. Foram notificados também o Ministério da Saúde, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Ministério da Agricultura e Pecuária e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.  As inscrições para participação na audiência se encerraram no dia 11 de março, e no dia 5 de abril serão divulgados os inscritos habilitados a participar da audiência pública. Mais informações podem ser solicitadas através do e-mail stj.iac16@stj.jus.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Paraná

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real