Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

SPU lança a maratona Hackathon web3 – tokenização do patrimônio da União

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Serão distribuídos R$ 150 mil em prêmios, visando fomentar a educação sobre o tema da web3 e estimular soluções para desafios da Administração Pública Federal

A Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU) — órgão do Ministério da Economia responsável pela gestão do patrimônio da União — lançou mais uma iniciativa para a transformação digital dos seus processos de gestão e de relação com cidadãos. Em solenidade realizada no sábado passado (3/12), foi realizada a cerimônia oficial de abertura do Hackathon Web3 – tokenização do patrimônio da União, uma maratona que trata sobre educação e construção de soluções blockchain na web3 para os desafios da Administração Pública na gestão do patrimônio da União.

O objetivo é fomentar a educação sobre o tema da web3, e estimular a co-criação de soluções para desafios da Administração Federal nessa área. O tema principal envolve a tokenização de ativos da União em blockchain e casos de uso relacionados às seguintes atribuições legais da SPU: Caracterização e Incorporação, Destinação dos Bens da União e Gestão de Contratos.

A iniciativa conta com a parceria do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e da Escola Nacional de Administração Púclica (Enap), que uniram expertise com outros parceiros, a Flacso e a Fundação Celo.

Durante o período de 17 de novembro a 2 de dezembro, 500 inscritos participaram de workshops de conteúdo e de programação. Na fase atual, os participantes contam com suporte contínuo para o desenvolvimento de suas soluções e para tirar dúvidas. É uma oportunidade única de aprender e criar a partir da colaboração de diferentes agentes e pontos de vista. A atividade culminará com a apresentação das soluções até o dia 11 de dezembro, quando serão feitas as entregas dos projetos. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 15 de dezembro, quando serão distribuídos R$ 150 mil entre os vencedores.

Solenidade

Participaram da solenidade de abertura, na sede do Serpro, a secretária de Coordenação e Governança do Patrimônio da União. Fabiana Rodopoulos; o secretário de Governo Digital, Fernando André Coelho Mitkiewicz; o diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Césaro; a diretora de Altos Estudos da Enap, Flávia de Holanda Schmidt, o gerente-geral do escritório governo federal do Banco do Brasil, Thiago Braz; e a líder para América Latina da Fundação Celo, Camila Rioja.

Na ocasião, a secretária Fabiana Rodopoulos ressaltou a importância da parceria entre as instituições envolvidas em todo o processo. Segundo ela, “se trata de uma jornada de aprendizado, conhecimento e construção da ferramenta que será muito frutífera, não só na questão do patrimônio da União, mas em diversas outras áreas como meio ambiente e infraestrutura”, disse.

Fonte: Ministério da Economia

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real