Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sobrecarga de professoras no CMEI Fani Matilde Bilibio é denunciada ao SerToledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Mais uma visita foi realizada pelo Diretor de Políticas Públicas e Saúde do Trabalhador e Segurança no Trabalho do Sindicato SerToledo, Marcos Portela. Dessa vez, a ação aconteceu na quarta-feira (10), no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Fani Matilde Bilibio, em Vila Nova.

No local, constatou-se três situações. A primeira foi uma sala multisseriada (mais de uma turma) com crianças de 1 a 2 anos e de 2 a 3 anos. Ela é organizada em regime integral e conta com 23 crianças para cada turno. Entre essas crianças, duas possuem laudo.

Ainda referente a esse fato, conforme consta a deliberação 009/2019 número 002/19, seria necessário mais um professor auxiliar e um Professor de Apoio à Diversidade e Inclusão (PADI).

De acordo com Portela, as professoras dessa sala estão sobrecarregadas. “Basicamente, uma professora se torna o PADI da criança laudada e a outra se torna regência do restante das crianças. O Cmei conta com mais salas que poderiam ser utilizadas para separar essas crianças em duas turmas, o que aliviaria a demanda dessas professoras”, declara.

A segunda situação é referente a um dos fornecedores de legumes. “Também foi constatado que o Cmei está a mais de três semanas sem a chegada de diferentes legumes para a produção de alimento destinado às crianças. Durante essa visita, comentaram a ideia de fazer uma ‘vaquinha’ para adquirir esses alimentos para o Cmei. O único legume que as crianças estão comendo é abobrinha.”, destaca.

A nova sede do Cmei Fani Matilde Bilibio foi inaugurada há quase dois anos. Desde então, grande parte das salas de aula não possuem ar-condicionado e as que contêm, os aparelhos apresentam problemas. Isso, segundo relatado ao Portela, faz com que as professoras tenham que trazer ventiladores de casa.

Fonte: assessoria SerToledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2799 – 15/11/2025

Cotações em tempo real