Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sobral, Capital Nacional da Educação, será atração no Fórum Econômico e Político do Oeste do Paraná

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Divulgação

Quando se fala em boas práticas de educação no Brasil, Sobral, no interior do Ceará, é referência. O município conseguiu transformar sua realidade a partir do início dos anos 2000, quando detectou que quase metade das crianças de oito anos concluía a 2ª série sem saber ler. A resposta foi uma profunda reformulação da política educacional, que colocou a alfabetização e a qualidade do ensino no centro da gestão pública. 

Esse exemplo inspirador será um dos pontos altos do 2º Fórum Econômico e Político do Oeste do Paraná, que no dia 26 de setembro, na Acic, em Cascavel, terá a educação como foco principal, com os olhos voltados para o futuro. O modelo de Sobral tornou-se um case de repercussão nacional e internacional. A estratégia baseou-se em medidas simples, como alfabetização na idade certa, seleção técnica de diretores escolares por mérito, supervisão contínua dos resultados, valorização dos professores, investimentos em infraestrutura e monitoramento com avaliações externas.

A cidade cearense também estabeleceu metas ambiciosas, como reduzir a evasão escolar, eliminar a distorção idade-série e alcançar alfabetização universal. O resultado é um sistema em que cada aluno é acompanhado de perto. Os frutos dessa revolução educacional são expressivos. Sobral avançou no Ideb e lidera a educação básica entre municípios com mais de 70 mil habitantes. O Senado reconheceu Sobral como a Capital Nacional da Educação. No Fórum, na Acic, o case vai ser apresentado pelo professor Júlio Cesar da Costa Alexandre.

Fórum no Oeste

O Fórum Econômico e Político do Oeste do Paraná vai reforçar essa conexão entre educação e desenvolvimento. O tema será Educação como ferramente para o desenvolvimento socioeconômico da região. O encontro será dia 26 de setembro, das 13h às 17h, na Acic, em Cascavel, com debates sobre alfabetização na idade certa, indicadores educacionais, empreendedorismo infantil até o primeiro emprego. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas no site www.caciopar.org.br. O Fórum é uma realização da Caciopar, POD, Acic e Sebrae, com apoio do Governo do Paraná, Secretaria de Estado da Educação, Amop, Acamop, Codesc, Codefoz, Codel, Codemed, Coderp e Prodesg.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Caciopar

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real