Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Smed dá início em Toledo às atividades da 1ª Semana da Tecnologia Educacional

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) de Toledo deu início, nesta segunda-feira (4), à 1ª Semana da Tecnologia Educacional. As atividades tiveram início ainda no turno da manhã, com a oficina de Robótica Educacional ministrada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental no laboratório de Núcleo de Inovação e Tecnologia Educacionais (Nite), ministrada pelos servidores Alexssandro Morgenroth e Julio Cesar Braun (coordenador do órgão).

Contudo a abertura oficial ocorreu no período da tarde, com a palestra “A LGPD aplicada ao cenário da escola: introdução e fundamentos”, realizada no Auditório Acary de Oliveira. O assunto, ministrado pelos advogados Bruno Schmidt Silva e Luiz Felipe Campos Hidalgo de Almeida, especialistas em Direito Digital e, respectivamente, presidente e secretário da comissão de mesmo nome da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “A Lei Geral de Proteção de Dados impacta a sociedade como um todo, inclusive os estabelecimentos escolares. Dessa forma, este encontro propicia que saiamos um pouco do nosso círculo e apresentemos este tema tão importante com linguagem clara, sem o famoso ‘juridiquês’, ampliando o debate em torno da questão”, destaca Bruno.

Na plateia, a fala dos advogados foi acompanhada por diretores de escolas, os quais, antes da palestra, receberam, de forma simbólica, equipamentos de tecnologia, como tablets, TV UHD 60 polegadas e notebooks. “Olhando para trás, é impressionante perceber o quanto a tecnologia avançou e hoje ela faz parte da rotina de todos nós, inclusive das crianças. Temos que saber usar estas ferramentas, que se mostraram ainda mais importantes durante a pandemia”, observa a secretária da Educação, Elisângela Batista. 

Atento a esta situação, o governo municipal está realizando melhorias na infraestrutura digital das escolas. “Queremos internet com a qualidade que promove excelência e isso está representando tanto na execução destas adequações quanto na aquisição de um notebook por professor, um tablet por aluno e uma TV de 60 polegadas para cada sala de aula, itens que já foram licitados e cujo repasse será realizada gradativamente, conforme os fornecedores forem nos entregando. É um investimento histórico, que passa de R$ 17 milhões”, destaca Elisângela.

Representando o prefeito Beto Lunitti, que se encontra em compromissos fora de Toledo, o vice Ademar Dorfschmidt destacou esta realização em sua fala. “Em quase 70 anos de história, nunca se viu uma quantia tão grande ser destinada para esta finalidade. Sabemos que professores e alunos sofreram muito com a defasagem de equipamentos para as aulas remotas durante a pandemia e, a partir de agora, poderemos dar a eles uma condição de aprender e ensinar que pouquíssimos municípios do nosso país oferece. Estamos investindo o dinheiro do contribuinte com seriedade, pequenos passos que estamos dando que não podem ser subestimados, pois nos levarão além. Esta tecnologia jamais substituirá o professor, mas o auxiliará a realizar um trabalho com ainda mais qualidade”,  salienta. “Temos 1.200 servidores na Educação, 1.200 formadores de opinião e todos eles, independentemente de sua convicção ideológica, precisam trabalhar unido em torno do objetivo de executar políticas públicas não para o prefeito ou o vice, mas para a população em geral. Da minha parte e da do Beto, estejam certos que faremos tudo que está ao nosso alcance para que as crianças de Toledo tenham a melhor educação possível”, pontua.

Foto: Carlos Rodrigues/Secom

Programação

Alusiva ao Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, a 1ª Semana da Tecnologia Educacional prosseguirá até sexta-feira (8) com oficinas, workshops e palestras com esta abordagem. Confira abaixo a programação:

5/10 – Terça-feira

8h30 – Oficina Lego Education – 25 vagas

Público-alvo: Professores de Robótica Educacional (Formação 2021)

Local: Laboratório de Robótica Educacional (Nite)

Responsáveis: Daniella Ventura Nogueira, Sarah Bubna e Cléber Gotz Lara – Colégio Adventista – Toledo/PR

8h30 – Oficina M-Learning: Aprendendo com o uso de dispositivos móveis – 30 vagas 

Público-alvo: Coordenadores pedagógicos do período matutino

Local: Laboratório de Robótica Educacional (Nite)

Responsável: Jefer Benedett Dörr – Licenciatura em Computação – UFPR/Palotina

14h – Oficina Lego Education – 25 vagas

Público-alvo: Professores de Robótica Educacional (Formação 2021)

Local: Laboratório de Robótica Educacional (Nite)

Responsáveis: Daniella Ventura Nogueira, Sarah Bubna e Cléber Gotz Lara – Colégio Adventista – Toledo/PR

14h – Oficina M-Learning: Aprendendo com o uso de dispositivos móveis – 30 vagas 

Público-alvo: Coordenadores pedagógicos do período vespertino

Local: Laboratório de Robótica Educacional (Nite)

Responsável: Jefer Benedett Dörr – Licenciatura em Computação – UFPR/Palotina

6/10 – Quarta-feira

8h30 e 14h – Workshop Lix Letramento (25 vagas cada)

Público-alvo: Professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE)

Local: Laboratório de Robótica Educacional (Nite)

Responsável: Dayvid Aciprest – Consultor TIX Letramento

7/10 – Quinta-feira

8h30 – Noções Básicas de Eletrônica para o Ensino de Robótica Educacional – 25 vagas

Público-alvo: Professores de Robótica Educacional (Formação 2021)

Local: FAG/Câmpus Cascavel*

Responsável: Fernando Giordani – Coordenador do curso de Sistema de Informação – FAG/Câmpus Toledo

8/10 – Sexta-feira

8h30 – Pensamento Computacional na Educação Básica: possibilidades e construções – 20 vagas

Público-alvo: Professores de Informática Educacional do período matutino

Local: Laboratório de Robótica Educacional (Nite)

Responsável: Márcia Regina Kaminski – Professora da Rede Municipal de Ensino de Cascavel/PR e doutoranda em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Unioeste

* Smed organizará transporte (ida e volta) com saída da sede da secretaria às 7h30 e chegada às 17h30; almoço em restaurantes e lanchonetes no câmpus da FAG.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Veja também

Previsão do Tempo

Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Cotação em Tempo Real

Cotações em tempo real