Foto: Carlos Rodrigues/Decom

O retorno das aulas da Rede Municipal de Ensino de Toledo está previsto para o dia 02 de fevereiro de 2023, enquanto isso os trabalhos de um mutirão da Secretaria de Educação (Smed) em conjunto com a Secretaria Municipal de Infraestrutura estão a todo vapor. O objetivo é atender a solicitação de reformas e reparos em escolas e centros municipais de educação infantil (cmeis) que só podem ser realizados com a interrupção das aulas. 

O diretor de Obras Públicas do Município, Sincler Gustavo Miguel, disse que um piloto foi realizado durante as férias de inverno de 2022 e como deu certo, um plano foi traçado e desde o início do recesso escolar no dia 16 de dezembro um mutirão teve início para realizar algumas melhorias e reformas nos espaços educacionais. 

As escolas que já passaram ou estão passando por intervenções maiores são Henrique Brod, Walmir Grande, Anita Garibaldi e André Zenere. Os cmeis são o Vó Tharcila e o Constantina Henkel. As intervenções consistem em pintura interna e externa, muros, reparo em forro, limpeza e reparo em telhado, reparo e ramais de instalação elétrica. 

O avanço em reformas, adequações e manutenções em escolas e cmeis terá continuidade durante o ano. “Aproveitamos esse período para realizar aquelas intervenções que causam um maior transtorno para a unidade escolar ou que ameaçam a segurança das crianças e servidores. O mutirão acaba com o retorno das aulas, mas as ações programadas com a Smed seguem durante o ano”, explica Sincler. 

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Enquanto equipes se dedicam na parte operacional, outras focam os esforços nas áreas administrativas para a garantia de algumas medidas. Uma delas é que o retorno das aulas deve acontecer sem falta de professores, bem como dos demais profissionais necessários para o bom funcionamento de cada escola. 

Avanços – Além dos preparativos a serem realizados durante as férias escolares, a secretária de Educação, Marli Gonçalves Costa, lembrou, na edição do Papo de Gabinete em que foi convidada, de outros avanços que aconteceram em 2022 e que irão refletir nos serviços prestados também em 2023. Entre eles, o chamamento de 50 professores no regime de Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a função de “Professor II T20”. Essas contratações são para atender a demanda da Smed no ano letivo de 2023 como Professor de Apoio à Diversidade e Inclusão (PADI). Com a medida, alunos laudados com necessidades especiais iniciarão o primeiro dia de aula já com um professor de apoio.

“Isso dá uma tranquilidade para as famílias de Toledo que precisam de um professor exclusivo para seus filhos”, disse Beto Lunitti. 

A adequação de 175 professores T35 para T40, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida, inclusive dos alunos. Foi assinado o contrato para o término das obras do Pinheirinho e no Jardim da Mata. Dos 30 cmeis, sete já possuem profissional administrativo com 40 horas, além da formação dos novos gestores destes espaços escolares. Fila zerada para os cmeis. A Escola Alberto Santos Dumont a partir de 2023 avança no Ensino Integral. Todas as escolas do interior já estão com o programa “Aluno Conectado” em funcionamento. Os professores de cmeis já estão com os seus notebooks e com as redes de internet estruturadas, entre outras ações.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo