Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sistema Ocepar se reúne com a diretoria da Coamo e da Credicoamo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Na manhã desta segunda-feira (11/05), representantes do Sistema Ocepar e da Coamo e Credicoamo realizaram uma reunião institucional virtual. O objetivo foi discutir o cenário atual, com foco na pandemia do novo coronavírus e as ações do cooperativismo paranaense frente a crise.  “Para o cooperativismo não tem sentido separar o rural e o urbano. Temos uma grande responsabilidade em relação ao desenvolvimento de todo Paraná. Por este motivo, não podemos parar”, destacou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, ao abrir a reunião.
Sistema Ocepar – Em sua explanação, Ricken falou também sobre as ações que o Sistema Ocepar, entre as quais, as que visam auxiliar as cooperativas neste momento de dificuldade. “O momento pede uma análise profunda do que estamos fazendo. Nosso objetivo é ser relevante e essencial para as cooperativas apoiando as cooperativas no que elas precisam e de forma muito profissional. E a Coamo é uma referência para nós, em relação à governança e gestão profissional”, disse.
Quarentena – Durante a reunião, realizada por videoconferência, o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, fez um resumo das ações da organização desde meados de março, quando teve início a quarentena no Paraná. “Estamos com 100% da nossa equipe trabalhando em home office. Tivemos que nos adaptar e continuamos atendendo as cooperativas”, disse. Ele lembrou o foco dos trabalhos nesse período foi analisar os impactos da pandemia nas cooperativas e, de forma conjunta com a OCB, focar o trabalho de representação institucional no atendimento das demandas do setor. “Tivemos quatro reuniões, por vídeconferência, com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para discutir a questão de capital de giro para liquidez, bem como a prorrogação das parcelas dos investimentos e propostas do cooperativismo para o Plano Safra 2020/21. Houve ainda reuniões com o setor financeiro (Banco Central, BNDES es principais bancos do país), com o Governo do Estado para discutir questões como a renovação do Convênio ICMS 100, manutenção do Programa Tarifa Rural Noturna”, contou.
Indicadores e demandas – Na sequência os coordenadores Silvio Krinski (Ocepar) e João Gogola (Sescoop/PR) falaram sobre as perspectivas de mercado para este ano, os indicadores do cooperativismo do Paraná e das cooperativas Coamo e Credicoamo. Falaram ainda das sobre as demandas atuais e pós-crise que estão pautando o trabalho de representação institucional do Sistema Ocepar junto ao Governo Federal, entre as quais a necessidade de capital de giro e para investimento, limites para tomada de crédito, e redução na taxa de juros para o Pronaf, Pronagem, bem como para os programas do BNDES (Procap-Agro, Prodecoop, PCa, Inovagro, Moderagro e Moderfrota).
Sescoop/PR – Sobre a atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná, o coordenador de Gestão Estratégica, Alfredo Kugeratski Souza, apresentou o portfólio de programas e projetos do Sescoop/PR, pontuando aqueles que a Coamo e a Credicoamo estão integrados.  Também participaram da reunião o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, e os analistas Fernando Mendes e Emerson Barcik.
Cooperativas – Participaram da reunião o presidente do Conselho Administrativo da Coamo, José Aroldo Gallassini, e todos os integrantes da diretoria executiva das duas cooperativas. “Recebemos boas informações hoje e vamos analisar com muito cuidado”, disse o presidente executivo da Coamo. Airton Galinari. “Esse trabalho de Autogestão dá uma segurança muito grande. Parabéns pela iniciativa”, completou o presidente executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni.
Fonte: Coamo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2805 – 27/01/2026

Cotações em tempo real