Vídeo registra momento em que invasores de terras cercam viatura da Força Nacional de Segurança e agridem capitão, tomando o seu fuzil. Foto: Reprodução/Vídeo

Entidade vai encaminhar um pedido de audiência com o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowsk

Na próxima segunda-feira (9), o Sistema FAEP vai encaminhar um pedido de audiência com o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para cobrar medidas enérgicas do governo federal na região Oeste do Paraná. Isso porque, nesta sexta-feira (6), indígenas em uma propriedade rural invadida desde o dia 7 de julho no município de Terra Roxa entraram em confronto com integrantes da Força Nacional. Na ocasião, os invasores tomaram um fuzil de um agente da Força Nacional durante o conflito, deixando o capitão ferido.

“Diante do cenário de caos, o Sistema FAEP vai pedir uma audiência urgente com o ministro para debater ações que tragam segurança jurídica para os nossos produtores rurais. Há tempos estamos alertando para a escalada da violência na região. Precisamos de medidas urgentes e enérgicas”, destaca o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Meneguette.

Esse é apenas mais um episódio de violência na região, que convive com uma longa lista de invasões envolvendo indígenas. Apesar de muitos produtores rurais conquistarem a decisão judicial de reintegração de posse, as execuções não têm ocorrido, gerando total desrespeito à lei e trazendo insegurança jurídica aos produtores rurais.

Para o Sistema FAEP, a passividade do governo federal diante do controle das invasões e do cumprimento dos mandados de segurança é o principal motivo da escalada de violência na região. A entidade cobra do governo federal ações enérgicas e urgentes para conter a situação e evitar futuros conflitos.

Fonte: Sistema FAEP/SENAR-PR