Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sindicatos de Toledo e Palotina debatem crise da tilapicultura com Governo do Estado

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Nelson Gafuri e Edmilson Zabotti com o secretário Norberto Ortigara em reunião técnica na Copel, em Curitiba. Foto: Divulgação

Os presidentes do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Gafuri, e do Sindicato Rural de Palotina, Edmilson Zabott, participaram de uma série de reuniões em Curitiba para discutir a situação crítica dos produtores de tilápia no Paraná. As agendas, que contaram com a presença de lideranças do Norte, Sudoeste e Oeste do Estado, tiveram como objetivo principal apresentar às autoridades a grave crise que o setor vem enfrentando.

Um dos encontros contou com a presença do secretário de Estado da Fazenda, Norberto Ortigara, e da diretora-geral da Receita Estadual, Suzane Gambetta Dobjenski. Durante o encontro, foram abordados diversos problemas que impactam diretamente a tilapicultura, como a atual situação econômica do País, a taxação americana, a concorrência com a importação de tilápias do Vietnã e o crédito rural específico para a atividade. A cobrança de ICMS pelo Estado do Paraná nas vendas interestaduais também foi um ponto central na discussão.

Gafuri e Zabotti em reunião técnica na Copel, em Curitiba. Foto: Divulgação

Os representantes dos produtores rurais expressaram uma grande preocupação com a possibilidade de insolvência na atividade, o que poderia levar a uma “quebradeira” generalizada, com consequências sociais graves, como o aumento do desemprego. Eles foram enfáticos ao pedir a criação de programas governamentais para auxiliar os piscicultores, pois são eles a base de toda a cadeia produtiva da tilapicultura.

ENERGIA ELÉTRICA E O PERÍODO DE VERÃO

Além da agenda com as autoridades fazendárias, Nelson Gafuri e Edmilson Zabott também se encontraram com a diretora de Operações da Copel, Karine Matsunaga Torres. O objetivo da reunião foi buscar informações sobre o andamento das demandas encaminhadas pelos produtores rurais relacionadas ao fornecimento de energia elétrica. A preocupação dos Sindicatos Patronais, que representam a classe empregadora, aumenta à medida que o período de verão se aproxima. Com o consumo de energia nas áreas rurais crescendo significativamente, a falta de infraestrutura adequada pode gerar riscos e prejuízos críticos para os produtores, comprometendo as operações e a rentabilidade da atividade.

Gafuri e Zabotti em reunião técnica na Copel, em Curitiba. Foto: Divulgação

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real