O Sindicato Rural Patronal de Toledo, entidade que representa os empregadores rurais, continua em negociação com a Prefeitura para a revisão do Valor da Terra Nua. As reuniões ocorrem periodicamente neste período em que se avizinha o encerramento de prazo para lançamento do VTN 2025.
Na semana que antecedeu a Páscoa, precisamente no dia 16, a equipe técnica da Prefeitura recebeu a diretoria do Sindicato Rural para um diálogo a respeito do laudo que foi protocolado em março. Os números estão sendo avaliados para uma possível aplicação ainda neste ano.
No retorno desta reunião, na manhã desta terça-feira (22), o presidente do Sindicato Rural, Nelson Gafuri, convocou demais membros da diretoria para repassar as informações detalhadas a respeito do andamento deste trabalho que teve início com a contratação de uma consultoria para apresentar um laudo, uma vez que municípios vizinhos, como Cascavel e Palotina, possuem diferentes VTNs. O laudo, produzido pelo engenheiro agrônomo responsável pelo laudo, Rogério Giovanini, foi contratado pelo Sindicato Rural Patronal e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Toledo.
O VTN, que é base de cálculo para o Imposto Territorial Rural (ITR), considera a aptidão da lavoura, se boa, regular ou restrita, e ainda se a área é ocupada com pastagem plantada, silvicultura ou pastagem natural, e de preservação da fauna ou flora.
Fonte: SRT