Sempre aberto a acolher eventos da sociedade civil e dos conselhos de direito, dentro da disponibilidade e possibilidades, o Sindicato Rural de Toledo recebeu esta semana duas importantes reuniões que envolvem o setor primário da produção. No auditório principal e na sala de reuniões, estiveram reunidos os membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio de Toledo. Ambos espaços são importantes para o debate dos temas relevantes da sociedade, e muitos deles envolvem a classe produtiva do campo.
Na reunião do Conselho do Agronegócio, vários assuntos estiveram em pauta, como por exemplo, o programa estadual Revitis – de apoio à vitivinicultura. Mas também, os membros do Conselho debateram o ICMS incidente sobre a tilapicultura e a concorrência com outros estados brasileiros. Isso tem feito que compradores estejam optando pela aquisição do produto em outras regiões do País, forçando maior oferta no mercado paranaense, o que tem achatado os preços no campo. Ficou muito claro que o produtor independente precisa de uma intervenção em seu favor. O presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Gafuri, mencionou que esteve em Curitiba tratando do assunto com o secretário de Fazenda do Paraná, Norberto Ortigara, e equipe técnica, mas que as ações precisam de maior rapidez. “Esse produtor precisa de apoio agora. Se ele parar, não volta mais. Alertamos ao secretário que para manter o Estado em primeiro na produção, precisa rever o ICMS”, registrou na reunião. O Conselho Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio deverá expedir um novo documento, reforçando esta demanda, para entregar ao Governo do Estado.

ASFALTO RURAL
Na reunião do CMDAT, o secretário de Infraestrutura Rural, Fábio Leal, informou que estão em andamento vários serviços de recuperação das estradas rurais, além da reforma e aquisição de maquinários para a execução destes serviços. No caso da aquisição, estão previstos R$ 3,6 milhões em equipamentos, cujo processo de contratação está em curso.
Quanto ao asfaltamento de estradas rurais, destacou o empenho do governo municipal para o envio do primeiro projeto, já aprovado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), que vai contemplar a Linha Arapongas. Foram cerca de 28 itens requisitados para a liberação dos recursos. Agora, o processo tramita na Secretaria Estadual das Cidades. Existem outros 17 trechos em fase de elaboração dos processos que serão protocolados.
DEMAIS EVENTOS
Além das reuniões dos conselhos municipais, tiveram andamento os trabalhos do cotidiano do Sindicato, como cursos, treinamentos e capacitações. Mas também foi realizada a reunião do Conselho Fiscal do Sindicato Rural de Toledo, e a presença do Sindicato Rural em encontros na Prefeitura – com a sanção da lei que inclui a Semana do Agricultor no calendário oficial de eventos anuais do Município – e na Associação Comercial e Empresarial.
Fonte: SRT