Nesta quarta e quinta-feira, dias 22 e 23 de maio, o Sindicato Rural de Toledo (SRT) debate os custos de produção da suinocultura. O evento é destinado aos suinocultores que atuam nos sistemas integrado a agroindústrias ou cooperativas, mas também podem participar técnicos e representantes comerciais que atuam nesta cadeia produtiva. A programação faz parte do Projeto “Campo Futuro”, desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Toledo foi escolhida pela CNA pela relevante produtividade da suinocultura.

A programação será aberta nesta quarta, dia 22, às 14h, tendo como foco de atuação o levantamento de custos da suinocultura que atua na fase da terminação. Uma equipe da consultoria Labor Rural, de Minas Gerais, formada por técnicos especialistas conduzirão esse momento. No dia seguinte, 23 de maio, a partir das 8h30, será a vez dos suinocultores que mantêm unidades de produção de leitões (UPL e UPD).

Este é um projeto efetivado em parceria com universidades e centros de pesquisas. Ele é pautado no levantamento de custos de produção de diferentes atividades agropecuárias, e seu propósito é aliar a capacitação do produtor à geração de informações estratégicas do setor rural, contribuindo para as tomadas de decisão no campo.

Além do acompanhamento sistemático da evolução dos custos de produção regionais, e de análises sobre a rentabilidade das atividades agropecuárias, o projeto possibilita o gerenciamento de preços e do comportamento da produção.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

A expectativa é da participação de produtores rurais e técnicos que representem a produção local, com conhecimento sobre os itens que compõem os custos de produção desta cadeia produtiva. Além das características das propriedades da região, serão levantados os preços de insumos, custo da mão de obra, custo de operações de manejo, inventário de máquinas e equipamentos, entre outros dados.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SRT