Os produtores rurais serão obrigados a emitir Nota Fiscal Eletrônica a partir de 1º de julho deste ano. O alerta é da Secretaria Estadual da Fazenda e é válido para a propriedade rural que teve faturamento superior a R$ 360 mil em 2023 ou 2024. Produtores que tiveram faturamento abaixo de R$ 360 mil, serão obrigados a emitir a Nota Fiscal Eletrônica a partir de 5 de janeiro de 2026.
Em função disso, o Sindicato Rural de Toledo e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR) oferecem um curso que visa preparar os produtores rurais para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). As inscrições já estão abertas pelo site www.ruraltoledo.com.br, com vagas limitadas. Por isso, a necessidade de antecipar, uma vez que os participantes serão chamados por ordem de inscrição.
O curso será realizado no dia 20 de março, no auditório principal do Sindicato. Para participar é necessário trazer notebook ou smartphone, pois haverá orientações práticas de emissão da Nota Fiscal Eletrônica. A rede de acesso à internet estará disponível e todos serão recebidos em sala climatizada.
O curso é voltado para maiores de 16 anos. Isso possibilita que o produtor rural, com mais dificuldades de manuseio do telefone celular, aplicativos ou computador possa enviar filhos ao curso para conhecerem o sistema de emissão. “Chegou a hora de aproveitar a oportunidade, pois esse é um treinamento gratuito que o Sindicato Rural Patronal e o Sistema Faep/Senar-PR oferecem aos produtores”, informa a mobilizadora do Senar-PR no Sindicato Rural de Toledo, Bruna Dal Puppo Briccius.
O treinamento terá início às 8h e prosseguirá até 17h30, com intervalo para almoço. Serão abordados os seguintes temas: Conceitos da NF-e; Abertura e leitura de XML de NF-e; Características, utilização e exemplos do DANFE; Principais códigos utilizados na emissão da NF-e; Principais aplicativos de emissão da NF-e; e a Emissão de prática da NF-e. O objetivo é que o participante aprenda a emitir Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) de forma eficiente e correta, atendendo às exigências legais e fiscais.
A oferta do curso é uma continuidade das ações de capacitação oferecidas pelo Sindicato Rural Patronal e Senar, em Toledo, tendo em vista a necessidade de esclarecimentos, orientações e também de treinamentos aos associados. O prazo dado para o início da obrigatoriedade de emissão da Nota Fiscal Eletrônica tem por finalidade permitir ao produtor rural fazer os devidos registros nas plataformas do governo, conhecer o funcionamento do sistema e se capacitar para o preenchimento deste documento fiscal.
Fonte: SRT