Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Simulado mobiliza SAMU e forças de segurança em Cascavel

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Assessoria/Consamu

Um ônibus, dois carros, vítimas feridas e uma cena de caos organizada com precisão: foi assim que o SAMU de Cascavel, em conjunto com diversas forças de segurança transformou parte da Avenida Brasil, em um grande cenário de emergência nesta terça-feira (27). A ação fez parte da campanha Maio Amarelo e teve como objetivo principal alertar a população sobre os riscos reais do trânsito e a importância de um comportamento mais responsável nas vias públicas.

Coordenado pelo Corpo de Bombeiros, o exercício resultou em várias simulações com vítimas feridas e óbitos fictícios. Alunos do curso de medicina da Faculdade Assis Gurgacz participaram como figurantes dando realismo à encenação. Segundo o tenente Delai, o treinamento envolveu cerca de 110 profissionais, entre socorristas, agentes das rodovias, bombeiros, policiais e equipes de resgate. O exercício serviu tanto para treinar os protocolos de atendimento em situações de múltiplas vítimas quanto para testar a integração entre os diferentes órgãos envolvidos. “Essa demonstração é essencial para preparar nossas equipes para agir com rapidez, segurança e eficiência em ocorrências reais”, destacou o tenente.

Um dos pontos enfatizados durante o simulado foi a preservação da cena do acidente. O isolamento da área é fundamental para garantir a segurança das equipes e das vítimas, bem como evitar interferências por parte de curiosos. “Quando o SAMU chega ao local, a primeira ação é avaliar os riscos e garantir que a cena esteja segura, só então é iniciado o atendimento às vítimas”, explica a enfermeira Indiara Teixeira, do Núcleo de Educação Permanente (NEP). Ela destaca que a segurança da cena é uma etapa essencial para um atendimento de qualidade. “Para que possamos prestar socorro de forma eficiente é fundamental que o ambiente esteja controlado e livre de riscos, tanto para a equipe quanto para as vítimas”, reforça.

De acordo com a enfermeira, a simulação também teve como objetivo reforçar a importância de respeitar a sinalização, as normas de trânsito e os protocolos de segurança em situações de emergência. A operação contou com o apoio da Transitar, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU, concessionária da rodovia e outras instituições. A atividade reforça o compromisso de todos os órgãos envolvidos em garantir um trânsito mais seguro e uma resposta rápida e eficiente em situações de emergência. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Consamu

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real