Foto: Divulgação

Uma empresa de nutrição animal sediada em Minas Gerais e com filial em Toledo realizou a segunda edição do Simpósio Técnico Vaccinar, no dia 16 de maio. O evento reuniu em Toledo clientes e especialistas em um importante debate sobre tecnologia, biosseguridade, nutrição e saúde animal e como esses fatores podem trazer mais lucratividade para os negócios.

“Proximidade com o cliente, inovação e qualidade são valores da Vaccinar encontrados em todas as nossas ações. Entender o avicultor em todas as dimensões, realmente se colocar no lugar dele e sentir suas dores, para melhor atendê-lo é o que buscamos diariamente. Assim, o objetivo do simpósio é intensificar essa aproximação e fortalecer nossa presença na região”, explica Cidinei Miotto, diretor de Negócios Aves e Aditivos da empresa.

O simpósio abordou dois temas de grande importância na atualidade. Para falar sobre Biosseguridade, foi convidada Nelva Grando, consultora em programas de Biosseguridade, inclusive para cooperativas da região onde o evento acontece. O assunto está estritamente relacionado com o momento que a avicultura enfrenta em função dos casos positivos para a Influenza aviária no Espírito Santo. O próprio evento já contou com as medidas preventivas recomendadas pelas autoridades, como o uso de tapete sanitizante e a distribuição de álcool gel nos ambientes e para os participantes.

O outro tema remete ao uso de enzimas, que são aditivos que, além de promoverem redução dos custos de produção de forma direta estão associadas a outros efeitos benéficos, como melhora da saúde intestinal, redução de fatores antinutricionais, aumento da disponibilidade de microminerais e aumento na digestibilidade dos ingredientes. Quem falou sobre o assunto foi a professora Jovanir Inês Müller, da Universidade Federal do Paraná em Palotina, que conduz diversos experimentos em um aviário modelo da Universidade, estando bastante atualizada sobre os aditivos e seus efeitos no desempenho das aves.

Quem participou do Simpósio Vaccinar aprovou. Marcos Jose Paulus, veterinário extensionista na área de avicultura da Lar Cooperativa, contou que teve a oportunidade de aprender mais sobre as enzimas na nutrição das aves e também sobre a biosseguridade que é o assunto principal de todas as empresas ligadas a avicultura devido a questão da Influenza. “Agradeço a equipe da Vaccinar por nos dar esse suporte técnico e informativo que contribui para buscamos ótimos resultados na avicultura”, ressaltou.

Segundo Elisangela Gottardo, gerente de Nutrição do Grupo Pluma, “foi um evento de alta qualidade, por ter como palestrantes que nas áreas de nutrição e sanidade são referências para todos nós da indústria. Os assuntos abordados foram muito bons e sucintos”, avaliou.

Também para Claudio Bortoluzzi, nutricionista da Primato Cooperativa Agroindustrial, o encontro foi de grande valia. “Achei muito bom, muito bem organizado, pontual e as palestras realizadas foram muito boas, bem conduzidas e as palestrantes tinham muito conhecimento sobre os assuntos abordados”, disse.

Fonte: Assessoria