Foto: Defesa Civil

Da Redação

Em Toledo semana será de muita chuva

Segundo o Simepar, o alerta de chuva forte será mantido durante toda a semana no Estado do Paraná. Em boletim, o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen afirmou que no período da tarde dessa segunda-feira, 30, a chuva volta a atingir várias cidades.

“Nessa segunda, o tempo permanece instável, ainda há previsão de chuva em praticamente todas as partes do estado. Segue mantido alerta de chuva durante toda semana”.

“O ar quente e úmido está presente também nas camadas superiores da troposfera, condição que favorece a rápida formação de nuvens com potencial para ocasionar precipitação, tanto que há observação do fenômeno em vários pontos do Estado e nos setores central e sudoeste a chuva está moderada a forte com incidência de trovoadas”. Afirma o meteorologista do Simepar, Reinaldo Olmar Kneib.

TOLEDO – De acordo com previsão do Simepar, na região de Toledo deverá chover até esta sexta-feira, 3. Essa Segunda-feira previsão de precipitação acumulada: 34.8 milímetros (mm); terça, 34.1 mm; quarta, 2.9 mm (parcialmente nublado com pancadas de chuva); quinta (feriado de Finados), 12.7 mm; sexta, 25.6 mm.

FIM DE SEMANA – Além da chuva forte, o Paraná registrou mais um tornado. Em São José da Boa Vista, na região norte do Paraná, um tornado assustou a população. Os ventos fortes causaram muita destruição. A área rural foi a mais atingida. Houve queda de árvores, casas foram destelhadas e uma cooperativa também teve prejuízo.

Rua Marechal Cândido Rondon, Dois Vizinhos. Foto: Redes Sociais

O município de Dois Vizinhos é um dos mais afetados pelas fortes chuvas. Segundo o Metsul, foram registrados mais de 250 milímetros de chuva em 24 horas. O Rio Jirau, que corta parte do Bairro Sagrada Família e do Centro-Sul, transbordou, causando inundações e desabrigando muitas famílias.

A Defesa Civil de Dois Vizinhos, o Corpo de Bombeiros e uma rede de voluntários atuaram na ajuda das famílias atingidas. Centenas de casas foram inundadas, e inúmeras famílias foram forçadas a deixar suas residências em busca de segurança.

Devido ao retorno dos grandes volumes de chuva ao Paraná no último fim de semana, sobretudo nas regiões Oeste e Sudoeste do Estado, a Defesa Civil Estadual intensificou o atendimento a 19 municípios que registraram ocorrências das mais variadas, sendo as mais comuns os alagamentos e enxurradas. No fim de semana os acumulados chegaram a aproximadamente 150 milímetros em algumas localidades.