Até dia 26 de maio, acontece em todo o Brasil a 6ª Semana Nacional de Educação Financeira, com diversas ações educacionais para conscientizar a comunidade, contribuir para o fortalecimento da cidadania e da autonomia. Em parceria com o Instituto Sicoob, o Sicoob Meridional irá participar da Semana ENEF promovendo diversas atividades nas associações comerciais, escolas e empresas das cidades onde está presente.

No dia 25 de maio, das 8h30 às 12h30, acontecem as Clínicas Financeiras. Voluntários da cooperativa irão esclarecer dúvidas da comunidade sobre orçamento familiar, poupança, endividamento, entre outros assuntos. Serão cinco pontos de atendimento em Toledo e mais cinco distribuídos por Terra Roxa, Guaíra, Santa Helena, Palotina e Vera Cruz.

Em Toledo as Clínicas acontecem na Praça Willy Barth, em frente à Catedral Cristo Rei; no estacionamento do Supermercado Primato, anexo a loja Havan; também no estacionamento do Supermercado Primato, do Jardim Panorama; na Grande Pioneiro, em frente ao Shopping 1,99 e no estacionamento do Supermercado Schorr, no Jardim Coopagro. 

Segundo a presidente do Sicoob Meridional, Solange Martins, é importante ressaltar que a ação visa conscientizar as pessoas sobre o uso correto do crédito. “Quando o crédito é usado de forma saudável ele ajuda as pessoas a crescerem e a se desenvolverem, porém o mau uso do dinheiro, mau uso do cartão de crédito e das contas especiais faz com que as pessoas se endividem cada vez mais e as vezes até acabam perdendo o pouco que tem ou não conseguem ter crescimento financeiro”, conta. 

“Nossa concepção é de que todos se associem para ter acesso a um crédito mais justo e além disso, temos o propósito de humanizar as relações financeiras, fazendo com que o crédito seja tomado de forma consciente por nosso cooperado”, comenta Solange. A presidente do Sicoob Meridional ressalta que a educação financeira faz parte da agenda anual da Cooperativa. “Vamos as escolas ministrar palestras sobre o tema. Certificamos mais dez colaboradores que estão aptos a efetuar os treinamentos, sendo essa uma agenda permanente do Sicoob, sendo nesta semana dado mais destaque e intensidade ao que já fazemos durante todo o ano”, conclui Solange Martins.