Evento reuniu mais de 300 pessoas e teve o objetivo de apresentar aos novos cooperados as vantagens do cooperativismo; inauguração do Ponto de Atendimento (PA) será realizada entre setembro e outubro

Na última terça-feira (2), a Unidade de Desenvolvimento Cooperativo (UDC) do Sicoob Central Unicoob participou, em Caxias do Sul (RS), da palestra de sensibilização para futuros cooperados. O evento foi realizado no CTG Ginetes da Tradição, no bairro Ana Rech, e reuniu mais de 300 pessoas.

O evento foi realizado no CTG Ginetes da Tradição, no bairro Ana Rech, e reuniu mais de 300 pessoas . Crédito: Assessoria Sicoob

“Nosso objetivo foi apresentar as vantagens do cooperativismo e o que o Sicoob  Unicoob Meridional já está fazendo em Caxias do Sul, a fim de sensibilizar esses futuros cooperados”, destacou César Antônio Backes, diretor de mercado do Sicoob Meridional.

A abertura do Ponto de Atendimento (PA) Ana Rech está prevista para meados de setembro ou outubro. “A grande presença do público que prestigiou o nosso evento, mesmo em uma noite muito fria e de jogo da seleção brasileira, demonstra o reconhecimento ao trabalho que o Sicoob Meridional, por meio de nossa equipe de gerentes e colaboradores, realiza em Caxias”, apontou Backes.

O conselheiro de Administração, Sadi João Donazzolo, representando a presidente do Conselho, Solange Martins, deu as boas-vindas aos participantes e destacou os diferenciais do Sicoob para os micro e pequenos empreendedores e para o produtor rural. O diretor de Mercado do Sicoob Central Unicoob, Elisberto Torrecilha, destacou a aproximação da cooperativa com os cooperados e o relacionamento diferenciado que há no processo de humanizar as relações financeiras.

O gerente de Desenvolvimento Cooperativo do Sicoob Central Unicoob, Sérgio Gini, foi o responsável por ministrar uma palestra de 40 minutos em que abordou o tema: “O cooperativismo financeiro e o desenvolvimento econômico local”. Gini apresentou os números do mercado financeiro, destacando os lucros dos cinco maiores bancos em 2018 e as receitas com taxas e tarifas, que foram as maiores da história. Depois, apresentou como está formado o Sicoob em nível nacional e como a Central auxilia as cooperativas a se tornarem competitivas e a serem propulsoras do desenvolvimento local. “Depois da palestra, ouvimos reações muito positivas sobre a instalação do PA do Sicoob Meridional naquela localidade e muitos procuraram os colaboradores para se tornarem cooperados”, destacou Gini.

Ana Rech

O bairro Ana Rech é um distrito turístico de Caxias do Sul que fica ao norte da cidade. Rota de passagem de tropeiros, instalada entre bosques verdes, a vila mantém vivas tradições italianas, como o dialeto vêneto, as construções típicas e, claro, a gastronomia farta.

Na vila, é possível visitar o monumento Epopeia Imigrante, uma obra composta por 15 grandes painéis que retratam a chegada e o cotidiano dos italianos na cidade; a Capelinha Nossa Senhora do Rosário; o Sítio Místico Caminho da Luz, onde acontecem retiros espirituais e são feitas caminhadas por trilhas ou pelo labirinto do local; e a associação cultural Paisagens do Tempo, onde se pode apreciar o artesanato feito na vila e comprar alguns suvenires e produtos típicos. Fonte: Assessoria de comunicação.