Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Show Rural: Palestra sinaliza cenário do agronegócio e oportunidades em bolsa de valores

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Exposição técnica ocorreu dentro da programação do estande do Crea-PR e parceiros

A palestra que abriu a programação de atividades do estande do Crea-PR e parceiros, nesta segunda-feira (05), no Show Rural Coopavel 2024, em Cascavel, oportunizou compreender aspectos do cenário do agronegócio brasileiro para este ano e ano que vem, bem como as oportunidades existentes na bolsa de valores.

A apresentação foi realizada pelo Engenheiro Agrônomo Marcelo Gavlik Batista da Silva e pelo Engenheiro Kleriston Gavlik Pessoa, cuja atuação é focada em oportunidades do mercado financeiro para o segmento rural. Eles trouxeram dados demonstrando o atual momento e uma análise de possibilidades.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo, Marcelo Gavlik Batista da Silva, existem alguns aspectos ainda que precisam se consolidar e que podem impactar o segmento, mas, em linhas gerais, a mensagem precisa ser de atenção do setor agro, tanto para momentos de alta, como de baixa.

“Sempre tem fatores de alta ou de baixa. O nosso foco é aproveitar as oscilações de mercado, as distorções de preços, as expectativas futuras, esses momentos de euforia ou pânico para comprar seguros, de baixa ou de alta. Então o mercado financeiro te oferece ferramentas e você pode garantir um preço mínimo sem comprometer o grão físico e participar da alta se houver uma alta”, explica Marcelo, destacando que existe ainda uma incerteza com relação à soja e com relação ao milho, inclusive com possível influência da Argentina e do Rio Grande do Sul.

Ainda segundo Marcelo, é preciso compreender que no Brasil um índice muito baixo de pessoas investe na bolsa de valores. Esse percentual, segundo ele, é ainda menor no segmento do agronegócio, o que prejudica as possibilidades de resultado. Já para os profissionais do setor, trata-se, de acordo com o especialista, de uma importante oportunidade de conhecimento.

“Além do agrônomo receber em grãos e estar exposto a flutuações no mercado, ele precisa trazer e agregar essas informações para os clientes. Da porteira para dentro a gente já dá aula. E agora deve haver um avanço para oferecer também essas perspectivas de mercado”, comenta o Engenheiro Agrônomo Marcelo Gavlik Batista da Silva.

Além disso, um eventual resultado negativo no segmento, impacta diretamente as profissões que possuem vínculo com o setor. “Precisamos ajudar o produtor, trazer informações de mercado, e contribuir fortalecendo o vínculo com o produtor e contribuindo com o fortalecimento do nosso País, afinal o agronegócio sustenta a balança comercial e o desenvolvimento brasileiro”, pontua Marcelo.

O presidente do Crea-PR, Engenheiro Agrônomo Clodomir Ascari, destaca que é por meio da informação que o setor poderá avançar. É também uma importante função do Conselho oportunizar esse conhecimento especializado que possa agregar no exercício profissional. “É muito importante esse tipo de orientação. Aqui no estande do Crea-PR e parceiros, teremos vários painéis nesses cinco dias de Show Rural e oportunidades para discutir temas relevantes e possibilitar encontrar alternativas no mercado. Estamos com otimismo e temos o entendimento de que é com informação e com a atuação técnica que teremos cada vez melhores resultados”, destaca Clodomir.

O estande do Crea-PR e parceiros no Show Rural fica próximo ao restaurante e ao centro administrativo do evento.

Fonte: Assessoria

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real