Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Show Rural de Inverno Coopavel começa no próximo dia 1º

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

De 1º a 3 de setembro, na próxima semana, será realizado o Segundo Show Rural Coopavel Edição de Inverno. Produtores rurais poderão participar da etapa presencial das atividades, visitando as estações pela manhã e à tarde. O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater) é parceiro da Coopavel e neste ano vai levar ao público as melhores opções tecnológicas para o cultivo de trigo, triticale, aveia granífera, aveia forrageira, além de práticas de manejo e conservação de solo.

O número de pessoas no parque será limitado e todos os parâmetros dos órgãos de saúde vão ser observados para evitar qualquer risco aos visitantes. O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, informou que vinte empresas que desenvolvem tecnologias e soluções para culturas de inverno estarão presentes e divulgarão novidades e tendências, além da Embrapa e do IDR-Paraná. 

Culturas de inverno
Na área do Instituto os produtores que plantam trigo poderão conhecer as cultivares IPR Potyporã e IPR Catuara que foram cultivadas em algumas parcelas no parque. A genética dos dois materiais combina a alta produtividade e a qualidade industrial. Outra opção de inverno que os profissionais do IDR-Paraná apresentarão é o triticale. Duas cultivares serão apresentadas: a IPR Aimoré e a IPR Caiapós. Os materiais foram desenvolvidos pela Embrapa e IDR-Paraná, com a colaboração da Fundação Meridional e apresentam alta produtividade, qualidade industrial e resistência a doenças. 

Para quem cultiva aveia, será possível conhecer a IPR Afrodite e a IPR Artemis. De acordo com os pesquisadores, as duas variedades se destacam pelos resultados de produtividade, rendimento industrial e incapacidade de multiplicar nematoides. Os dois materiais são indicados para a alimentação humana e animal.

Manter um bom pasto para os animais durante o inverno não é tarefa fácil. No entanto, alguns materiais podem oferecer vantagens para o pecuarista. Nas áreas do IDR-Paraná no Show Rural de Inverno Coopavel foram cultivadas algumas cultivares de aveias brancas (IPR Suprema e IPR Esmeralda) e de aveia preta (Iapar 61 Ibiporã). Todas elas foram desenvolvidas para resistirem a longos períodos de pastejo, diminuindo o vazio forrageiro em meados de maio/junho e agosto/setembro.

Solo
Os pesquisadores e extensionistas também pretendem contribuir para que o produtor adote práticas de manejo, como a cobertura do solo que controla os processos erosivos e evita que os nutrientes colocados nas lavouras sejam levados pelas enxurradas. Uma das estratégias para conseguir evitar esses problemas é fazer o plantio, em consórcio, de espécies que melhoram a reestruturação do perfil do solo. Para isso, podem ser usadas a aveia preta IPR Cabocla, o nabo forrageiro IPR 116, a ervilha forrageira IPR 83 e o centeio IPR 89. O visitante terá a oportunidade de verificar os resultados dessa prática para a conservação do solo, a partir da observação de parcelas onde o cultivo foi feito em consórcio.

Formigas
Outro tema que será tratado durante o Show Rural de Inverno Coopavel será o controle das formigas cortadeiras. A praga já é crônica em muitas regiões do estado e exige a atenção dos produtores. Os técnicos vão mostrar ao público quais os melhores métodos de controle da praga na propriedade. Os profissionais de cada área estarão à disposição dos visitantes para tirar dúvidas e fazer com que o produtor adote as tecnologias disponíveis para que o seu sistema produtivo seja explorado de maneira sustentável.

A organização do Show Rural de Inverno Coopavel lembra que os grupos de visitantes percorrerão estações especialmente preparadas para receber o público. “Será similar ao que tivemos no ano passado e que apresentou ótimos resultados”, disse Adriana Gomes, da Coopavel. Desde junho último, a edição digital do evento acontece o ano todo nas plataformas de mídias sociais do evento. Os novos episódios podem ser assistidos no portal www.showrural.com.br e no YouTube no endereço www.youtube.com/showruralagro .

O Show Rural Coopavel é realizado há 32 anos e é considerado um dos maiores e mais conhecidos eventos de disseminação de novidades e tecnologias para o campo do mundo. Os interessados em participar devem procurar a filial da Coopavel mais próxima de sua propriedade ou ligar para o número (45) 3225-6885.

Reportagem: Roberto Monteiro para IDR-PR

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2811 – 02/03/2026

Cotações em tempo real