Sonho antigo dos moradores do BNH Barão foi concretizado. A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur) executa as obras de recapeamento em sete vias do bairro, na região do Jardim Gisela. Com investimentos de R$ 346.977.72, a empresa está restaurando 11.428,66 metros quadrados do asfalto das ruas Caetano Severino Perin, Carlos Barbosa, Coronel Ângelo Mello, Marumbi, Pinheiro Machado, Rui Barbosa e São João.

Moradora da rua São João há 15 anos, a dona de casa Sirlei Bock observa que esta obra resolve um problema de muitos anos. “A situação aqui estava feia. Apenas tapa-buraco era feito e, depois de algum tempo, a cratera voltava. Muitos políticos fizeram promessa de recapear e depois esquecia”, relembra. “Dessa vez foi diferente: em horas resolveram um problema de muitos anos. Agora ficou bom para todos aqui de casa e para os vizinhos”, avalia.

O maior programa

A obra integra o maior programa de recape da história do município, que até agora promoveu melhorias em 170 vias de 15 bairros da cidade. Estas intervenções demandaram, desde 2017, investimento (incluindo recuperações e reperfilamentos) de R$ 21.431.921,36 em 632.846,54 metros quadrados de asfalto recuperado, área equivalente a um pouco mais de 88 campos de futebol padrão Fifa (com 105 metros de comprimento por 68 de largura).

O prefeito Lucio de Marchi destaca que o objetivo desta ação é oferecer soluções duradouras para as vias onde o pavimento encontrava-se em estado crítico. “Quando assumimos, em 2017, muitas ruas estavam um verdadeiro ‘queijo suiço’, era só tapa buraco, uma intervenção em que se gastava muito e resolvia pouco”, relembra. “Eu estou feliz por fazer parte de uma gestão que colocou em prática este programa, pois o asfalto novo oferece mais segurança para veículos e pedestres, além de valorizar e dar mais visibilidade aos imóveis localizados nas ruas recapeadas”, pontua.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo