A Câmara Municipal fará sessão solene, a ser realizada no dia 9 de dezembro de 2022, com início às 19 horas, no Auditório e Plenário Edílio Ferreira, para a entrega das seguintes honrarias:

Título de Cidadão Honorário de Toledo a Joaquim Katsuyuki Iwasaki, concedido pela Lei nº 2.454, de 22 de junho de 2022.

Título de Cidadão Honorário de Toledo a Otacílio Ananias Moreno, concedido pela Lei nº 2.461, de 5 de julho de 2022.

Medalha Willy Barth a Sérgio Avelino Campagnollo, outorgada pela resolução nº 26/22.

Medalha Willy Barth a Lineu Schenknecht, outorgada pela resolução nº 27/22.

Recesso no Legislativo

No próximo dia 22 de dezembro, a Câmara Municipal de Toledo encerra suas atividades do ano. Os parlamentares terão a incumbência de escolher o próximo presidente da casa no dia 15 e só voltarão às atividades no mês de janeiro.

Natimorto

O projeto 196 que entra em pauta nessa terça-feira, 06 de dezembro, com a intenção de criar a “Semana de Combate a LGBTQIA+FOBIA” em Toledo, a meu ver, nasceu morto. Explico: Dentre os 18 vereadores, pelo menos 11 deles me confidenciaram que ‘democraticamente’ não aprovarão o projeto.

Finalmente nomeação oficializada

Foi publicada no Órgão Oficial do Município, na edição desse dia 05 de dezembro, a portaria nº 627, que nomeia Amir Kanitz para o cargo em comissão de Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, com lotação na Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico do Município.

Finalmente nomeação oficializada I

Já tínhamos anunciado seu aceite ao convite, no dia 01, mas somente nessa segunda-feira o Município publicou a portaria. Creio que a demora tenha sido por conta de o sociólogo ter que se desconectar de seus outros compromissos, como por exemplo, do projeto ‘Pessoas melhores’, para poder se dedicar integralmente ao cargo que assume.

Moção de Aplausos a Milton Martins

Quero aplaudir a iniciativa do vereador Jozimar Polasso (PP) em homenagear meu amigo ‘mineirinho’, por ser um comedor de farinha até no risoto. O ex-animador do grupo de jovens João de Deus, da Paróquia São Cristóvão, ex-vendedor e ex-padeiro, entre outras inúmeras profissões que exerceu antes de ser comunicador profissional, se chama Milton Martins.

Moção de Aplausos a Milton Martins I

Ele iniciou sua carreira na Rádio Guaçu, de Toledo, no ano de 1982, indicado por um amigo que ele costuma chamar de “isopor” (até hoje não se sabe o porquê desse apelido que aparece até hoje em seus programas. Milton Martins é um daqueles cidadãos em que você pode confiar. Jamais foge de suas responsabilidades, principalmente com quem lhe confia uma empresa, como a Rádio Guaçu, da família Campagnollo, além de grandes eventos artísticos que ele já realizou em Toledo e região.

Moção de Aplausos a Milton Martins II

Parabéns, vereador Polasso, pela iniciativa em ofertar essa “honraria” do Legislativo ao Radialista, comunicador e homem do “showbusinnes” no nosso Paraná. Se o Dr. Avelino Campagnollo estivesse vivo, ele com certeza iria dizer essa frase: “Chico, onde tem bailão hoje para comemorar?“

Brasileiro de Arrancadão

Toledo recebe etapa final do Campeonato Brasileiro de Arrancada, de 11 a 13 de novembro, na nossa Pista de Arrancada Alexandre Sperafico. Essa será a última etapa do Campeonato Brasileiro de Arrancada, competição essa promovida pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por meio da Comissão Nacional de Arrancada, Drift e Track Day (CNA), que trará para o Paraná aproximadamente 130 pilotos.

Brasileiro de Arrancadão I

As disputas nacionais da categoria começaram no Arena Race, em Uberlândia, Minas Gerais, em julho, passaram por Tremembé, São Paulo, em setembro, e terminarão em Toledo. De acordo com a organização da prova, serão aproximadamente 50 equipes participando das disputas em terras paranaenses. Das 20 categorias, apenas duas já têm campeões definidos. As demais serão decididas com a etapa. “Será uma grande prova, reunindo o que temos de melhor a arrancada nacional”, disse um dos organizadores, Juliano Júlio. 

Brasileiro de Arrancadão II

Retomada – Conforme Fábio Félix ‘Pascoal’, há 10 anos não acontecia uma prova de arrancada nesse nível no Brasil. “Estamos retomando. Depois de uma década sem o campeonato, este novo momento está movimentando o Brasil inteiro. Todo mundo quer levantar a taça de campeão brasileiro em 2022”. 

Novidades – Pascoal aproveitou para anunciar que o público terá a oportunidade de ver pela primeira vez em Toledo carros da Pro Mod. Nesta categoria, os carros têm entre 2.500 e 3.000 cavalos de potência. Além disso, outra novidade é a categoria 4×4, adotada neste ano.