Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sessão Solene da Câmara de Toledo entrega homenagens a personalidades da cidade

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Conheça os agraciados com Cidadania Honorária, Medalha Willy Barth e Medalha Diva Paim Barth

A Câmara de Vereadores convida a comunidade para a Sessão Solene de Concessão e Outorga de Honrarias. Aberto ao público, o evento será realizado no Teatro Municipal, no dia 18 de dezembro (quarta-feira), às 19h.

A Prefeitura e o Poder Legislativo irão entregar as mais altas honrarias a pessoas que praticaram atos de interesses sociais e econômicos para o município. As histórias dos homenageados se entrelaçam com os 73 anos de trajetória de Toledo.

Três honrarias serão outorgadas durante a solenidade: o Título de Cidadania Honorária, a Medalha Willy Barth e a Medalha Diva Paim Barth. Anualmente, duas pessoas recebem cada uma das homenagens.

Confira detalhes dos títulos e dos premiados:

Cidadania Honorária

O título de cidadania honorária, segundo o Art. 10 da Lei “R” n° 65/2017, é ofertado a pessoas físicas – com a naturalidade distinta da toledana – que:

I – tenham se destacado em sua vida pessoal, política ou profissional para o engrandecimento do Município ou que prestaram serviços de reconhecimento público à democracia ou ao povo brasileiro;

 II – tenham se destacado com o progresso do Município.

No ano passado, Jadyr Cláudio Donin e Sestílio Antonio Mezzomo receberam o título, em evento realizado no Auditório e Plenário Edílio Ferreira. Em 2024, Luciana Lopes do Amaral Beal e Neri Antônio Sebastiany serão os homenageados com a cidadania honorária

Neri Antônio Sebastiany (Cidadania Honorária)

Neri Antônio Sebastiany nasceu em São Carlos (SC) em 21 de janeiro de 1953. Mudou-se para Novo Sarandi (PR) em 25 de junho de 1965, onde reside desde então. É casado, tem dois filhos e três netos. Em 1966, ingressou na Escola Municipal Orlando Luiz Basei de Novo Sarandi como professor e, em 1968 se tornou integrante da Fanfarra de Novo Sarandi. Em 1º de março de 1971 começou a lecionar na Escola Municipal Joana D’ARC, da Linha Fazenda Branca.

Em junho de 1971, começou a dar aulas no Colégio Estadual Campo Novo Sarandi. No mesmo ano, assumiu a Regência da Fanfarra de Novo Sarandi. Neri foi professor da Escola Municipal por 38 anos e por 49 anos foi professor do Colégio Estadual do Campo Novo Sarandi. Nesse período, assumiu por 2 anos a direção da Escola Municipal Orlando Luiz Baseei e por quase 18 anos a direção do Ginásio Carlos Gomes na época, hoje com nome de Colégio Estadual do Campo Novo Sarandi.

Foi integrante da Fanfarra por 3 anos de (1968 a 1971) e Regente de 1971 a 2023, totalizando 53 anos à frente da regência. No dia 17 de setembro de 2023, professor Neri passou a Regência da fanfarra para o atual regente Rodrigo Savada, assim encerrando seu trabalho na fanfarra.

(Informações disponíveis no arquivo do Projeto de Lei n° 051/2024. Acesse)

Luciana Lopes do Amaral Beal (Cidadania Honorária)

Nascida em Curitiba-PR, Luciana Lopes do Amaral Beal passou sua infância em várias cidades do interior do Estado, por conta da atuação de seu pai como Promotor de Justiça. Após a conclusão da graduação em Ciências Jurídicas, na PUC Curitiba, e exercício da advocacia por determinado período, Luciana ingressou na magistratura estadual paranaense.

Sua primeira Comarca foi a de Toledo, onde, inicialmente, trabalhou como Juíza Substituta, atendendo causas de família, cível, criminal, registros públicos e juizados especiais. Em 4 de outubro de 2002, foi promovida para a Comarca de Guaraniaçu, onde atuou nas áreas de família, crime e cível e, por ser Comarca de entrância inicial, era responsável por todas as decisões locais.

Em 1º de julho de 2004, mudou-se para Palotina, onde atuou como juíza da Vara Criminal, Família e Sucessões, Infância e Juventude e Juizado Especial. Posteriormente, em 14 de outubro de 2004, retornou em definitivo para a cidade de Toledo, assumindo a 2ª Vara Criminal, então recém-criada. Luciana foi, também, Juíza Diretora do Fórum da Comarca de Toledo em várias oportunidades e Juíza Eleitoral em diversos pleitos, além de ter lecionado, por alguns anos, na Escola da Magistratura, em Cascavel. Atualmente, Luciana Lopes do Amaral Beal responde pela Vara de Família e Sucessões da Comarca de Toledo.

(Informações disponíveis no arquivo do Projeto de Lei n° 054/2024. Acesse)

Medalha Willy Barth

Em 1987, através do Decreto n° 161, o prefeito Albino Corazza Neto regulamentou a outorga da Medalha Willy Barth. Ernesto Dall’Oglio, primeiro prefeito de Toledo, e Alcides Donin, primeiro servidor público da cidade, foram os também primeiros agraciados com a Medalha, durante as celebrações de 35 anos do Município.

Ao todo, 92 personalidades já foram contempladas com a Medalha (além dos 88 nomes listados na Resolução n° 25/2022, Lineu Schenknecht, Sérgio Avelino Campagnolo, Lineu Wutzke e Idelsen Cristina Magro receberam a honraria nos últimos dois anos.

A Medalha Willy Barth é outorgada pela Câmara Municipal de Toledo a pessoas físicas, independente da naturalidade, a “que tenham contribuído para o desenvolvimento do Município ou se destacado nas ações de integração social, de mobilização popular, de combate às desigualdades ou de outras formas de expressão que contribuíram para a promoção da nossa gente”, de acordo com a Lei “R” n° 65/2017. Na Sessão Solene de 18 de dezembro, Wolmir Tadeu Ficagna e Vicente Paulo Mariano serão exaltados com a honraria:

Wolmir Tadeu Ficagna (Medalha Willy Barth)

Documentos Escaneados

Wolmir Tadeu Ficagna foi o primeiro homem nascido em Toledo-PR. Formou-se técnico em contabilidade no Colégio La Salle no final dos anos 60. Iniciou a carreira profissional num escritório de contabilidade como funcionário e por fim adquiriu o mesmo, fundando assim a ‘Ficagna Contabilidade’, empresa hoje com mais de 50 anos.

Por 30 anos, desempenhou a função de delegado do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná – CRC/PR, entidade que representou ativamente como membro da Câmara de Desenvolvimento Regional e, também, membro conselheiro durante dois mandados consecutivos. Nos anos de 1990/91 foi presidente da ACIT (Associação Comercial e Empresarial de Toledo), bem como, no período de 1994 até 1996, presidiu a Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná).

Exerceu o cargo de Diretor Financeiro da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo – EMDUR em 2013. Desempenhou a função de Presidente do MDB (Movimento Democrático Brasileiro).

(Informações disponíveis no parecer da Comissão de Educação, Cultura e Desporto sobre o Projeto de Resolução n° 09/2024. Acesse)

Vicente Paulo Mariano (Medalha Willy Barth)

Vicente Paulo Mariano é natural de Cambé, norte do Paraná. Nasceu em 23 de junho de 1965. A Igreja sempre esteve presente na vida de Vicente Mariano. Sua primeira experiência ministerial foi em 1984, quando cursou Teologia Básica, liderou grupo de jovens, foi professor de Escolas Bíblicas e chegou ao cargo de segundo dirigente de uma importante Igreja em Cambé. Casou-se com Elisa Mara de Oliveira Mariano no dia 27/12/1986 e dessa união geraram 2 filhos: Bruna e Lucas.

Antes de ser empossado Pastor Presidente na Assembleia de Deus de Toledo, ainda atuou a serviço da Igreja em Londrina (onde assumiu como pastor titular pela primeira vez em 14/01/1996); foi 2º vice-presidente da AD Londrina e 1º vicepresidente da mesma Igreja; em 22/11/2008 assumiu a presidência da AD Altônia onde pastoreou por 5 anos e meio sendo transferido a convite da Convenção a cidade de Marechal Cândido Rondon onde pastoreou por 6 anos e 8 meses. É bacharel e licenciatura em Teologia e pós-graduação em Psicologia Pastoral, e também Juiz Arbitral (conciliador).

Em dezembro de 2018, foi eleito segundo secretário da CIEADEP (Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus no Estado do Paraná), para um mandato de quatro anos e em 2022 foi eleito 2º vice-presidente da CIEADEP para o mandato 2022/26. Desde 12/01/2021, preside a AD Toledo convidado pela CIEADEP para substituir o pastor Silvio Pimenta.

(Informações disponíveis na justificativa do Projeto de Resolução n° 010/2024. Acesse)

Medalha Diva Paim Barth

Incluída no rol de honrarias do Município em 20 de julho de 2023 (Lei n° 2.635/23), a Medalha Diva Paim Barth será entregue pela primeira vez em dezembro.

A legislação municipal determina que a Medalha Diva Paim Barth seja “concedida a mulheres que tenham contribuído para o desenvolvimento do Município ou se destacado em ações de integração social, de mobilização popular, de combate às desigualdades ou de outras formas de expressão que contribuíram para a promoção da nossa gente”.

Ou seja, a nova honraria irá valorizar e reconhecer a participação de personalidades femininas da história de Toledo. Cecília Angeli e Carmen Maria Donaduzzi serão as primeiras agraciadas.

Cecília Angeli (Medalha Diva Paim Barth)

Cecília Angeli nasceu no dia 26 de Abril de 1934, filha de Maria e Antonio Teixeira, pequenos agricultores, na localidade de Volta Grande, depois Distrito de Concórdia-SC e que passou a integrar, em 1995, o território do recém criado município de Alto Bela Vista. No dia 24 de novembro de 1951, então com 17 anos, casou-se com Armando Angeli.

 Como os pais de Armando tinham adquirido uma área de 13 alqueires na localidade de Nova Videira, no início da colonização de Toledo, o jovem casal acompanhou a família e aqui chegou em 13 de Janeiro de 1952, depois de uma longa e penosa viagem de caminhão, alojando-se provisoriamente em Xaxim e depois definitivamente na propriedade onde criaram os filhos e fizeram a vida. A família resistiu, prosperou e se multiplicou. O casal teve nove filhos.

No dia 26 de abril de 1993, Cecília ficou viúva. Com os filhos criados, continuou morando no sítio, acompanhada do seu irmão solteiro, João Teixeira, vindo a mudar-se para Toledo em 2019, cuidando do irmão que veio a falecer com 95 anos no mês de agosto de 2020. Os nove filhos lhe deram 22 netos e 22 bisnetos. Nos últimos seis anos fixou residência na cidade, no bairro Tocantins, onde mora com um dos filhos e conta com a assistência dos demais, cercada pelo carinho de toda a família.

(Resumo das informações disponíveis no Projeto de Resolução n° 013/2024. Acesse)

Carmen Maria Donaduzzi (Medalha Diva Paim Barth)

Carmen Maria Donaduzzi é graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Maringá (1983). Realizou Mestrado e Doutorado em Biotecnologia pelo INPL, na França, e MBA em Gestão Estratégica e Inovação pela IELPR. Em 1993, fundou – junto com o marido Luiz Donaduzzi, Arno Donaduzzi e Celso Prati – a Prati-Donaduzzi, uma das maiores indústrias farmacêuticas do Brasil.

Além disso, possui mestrado em Biotecnologia (Diplôme D´Études Approfondies) pela École Nationale Supérieure D’Agronomie Et Des Industries Alimentaires (1985) e doutorado em Biotecnologia pela L’Institut National Polytechnique de Lorraine – École Nationale Supérieure D’Agronomie Et Des Industries Alimentaires (1991). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em medicamentos, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de novas formulações, desenvolvimento de pellets, fitoterápicos, desenvolvimento e validação de metodologias analíticas e de estabilidade, testes de equivalência e bioequivalência e regulamentação farmacêutica.

Grande entusiasta da pesquisa científica e da formação de pessoas, Carmen atuou em diferentes áreas da indústria, gerenciando grandes equipes e projetos. É reconhecida por sua dedicação à educação – fator que considera capaz de transformar realidades e levar pessoas a melhores condições de vida. A paixão pela inovação tornou possível a concretização de um sonho dos empreendedores Carmen e Luiz Donaduzzi: a fundação de um parque tecnológico que reúne educação, pesquisa e negócios. Assim, em 2016, o Biopark foi lançado o­ficialmente, marcando o início de uma nova fase de crescimento para Toledo e toda a Região Oeste do Paraná.

(Resumo das informações disponíveis no Projeto de Resolução n° 011/2024. Acesse)

Sessão Solene de outorga de honrarias (Cidadania Honorária e Medalhas Willy Barth e Diva Paim Barth)

📅 Data: 18/12 (quarta-feira)

🕗 Horário: a partir das 19h

📍 Local: Teatro Municipal de Toledo

Acompanhe a Sessão Solene

Para quem não conseguir acompanhar esse importante momento presencialmente, a Câmara fará transmissão do evento pelo canal no Youtube:

https://www.youtube.com/@camaratoo

Fonte: Departamento de Comunicação da Câmara de Toledo

Fotos: Divulgação 

Veja também

Previsão do Tempo

Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Cotação em Tempo Real