Foto: Paulo Lemos

Se, no rodeio, o peão precisa ficar pelo menos 8 segundos no touro ou no cavalo para conquistar o público, os 19 vereadores de Toledo precisaram apenas de 8 minutos para aprovar 6 projetos de lei. Difícil dizer quem saiu vencedor, pois acredito que alguns desses projetos serão revogados assim que houver uma mudança no comando político da cidade.

Reunião ordinária do CMDAPD.

Adivinha o que vai estar em pauta?  Acertou quem pensou: “OS TERRENOS, CONTRUÇÕES E EDIFICAÇÕES ILEGAIS” do Secretário do AGRODESECO. Parece que muitos documentos “sumiram”. Amanhã, irei detalhar esse grande “esquema” de favorecimento.

Revogações: Pare tudo!

Parece que, os atuais gestores estão querendo que o município e os munícipes se ferrem. Resolveram se apropriar da palavra “revogar” para dar mais trabalho aos entrantes. Vejamos:

Art. 1º – Fica revogada a Portaria nº 501, de 29 de agosto de 2024, que instituiu a Comissão Organizadora da Conferência Municipal da Cidade de Toledo, etapa preparatória da 6ª Conferência Nacional das Cidades e da 7ª Conferência Estadual das Cidades do Paraná.

Revogações: Pare tudo! I

Revoga-se o certame licitatório na modalidade de Pregão Eletrônico nº 034/2024, cujo objeto era a contratação, por um período de 12 meses, de uma plataforma online e offline para auxiliar no ensino e aprendizagem de matemática por meio de gamificação. O contrato incluía implantação, treinamento/capacitação, hospedagem, manutenção da plataforma e suporte aos usuários, que seriam alunos e professores do 4º e 5º ano do ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Toledo/PR, conforme previsto no art. 71, II da Lei 14.133/2023.

Revogações: Pare tudo! II

Revoga-se a Instrução Normativa nº 09/2024-SMED, que estabelecia as normas para a eleição de diretores das instituições escolares da Rede Pública Municipal de Ensino de Toledo/PR.

Art. 1º – Fica revogada a Instrução Normativa nº 09/2024-SMED, de 20 de setembro de 2024, publicada no Órgão Oficial Eletrônico do Município em 23 de setembro de 2024, que regulamentava a eleição de diretores para a gestão 2025/2026.

Art. 2º – Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação.

Movimentações nos bastidores da educação

Fontes internas, que apelido de meus “urubus da educação”, revelam que essa mudança nas normas de eleição de diretores das escolas e CMEIs visa favorecer algumas diretoras que participaram ativamente nas últimas eleições municipais. De acordo com minhas fontes, essas diretoras teriam trabalhado intensamente nas campanhas do Beto e da esposa do diretor da EMDUR. No entanto, os três cargos prometidos não serão cumpridos, claro.

Ponto facultativo no legislativo

O presidente da Câmara Municipal de Toledo, no uso das atribuições que lhe conferem o Regimento Interno, resolve:

Art. 1º – Declarar ponto facultativo no expediente da Câmara Municipal de Toledo nos seguintes dias:

I – 23, 24, 26, 27, 30 e 31 de dezembro de 2024;

II – 2 e 3 de janeiro de 2025.

Empresário e agricultor Alcides Waldow falece aos 77 anos

O Oeste do Paraná perdeu um de seus grandes empresários e um importante nome das comunicações. Refiro-me a Alcides Waldow, com quem tive o prazer de conviver nas décadas de 80 e 90, quando ele começou a investir no setor de comunicação como sócio da Rádio Difusora. Posteriormente, ele também se destacou no ramo imobiliário em Toledo. Alcides faleceu nesta segunda-feira, aos 77 anos, e foi sepultado na terça-feira.