A Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito de Toledo foi palco, na quarta-feira (29), de um encontro que visou ao fortalecimento da colaboração entre o governo municipal e entidades do Sistema Fecomércio/PR. O evento contou com a presença do diretor para Assuntos Sindicais da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio/PR), Beloir João Rotta, e dos gerentes executivos das unidades locais do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Serviço Social do Comércio (Sesc), Shenia Uez e Fernando Turim, respectivamente. Também participou o técnico de Relações com o Mercado do Senac em Toledo, Oswaldo Junior.
O prefeito Mario Costenaro, acompanhado pelo chefe de Gabinete, Reinaldo Sales, e pelo gerente da Agência do Trabalhador e diretor de Políticas de Emprego e Relações do Trabalho da Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Deseco), Rodrigo Souza, debateu sobre os avanços e as perspectivas para as parcerias já existentes entre as instituições e o município. Dentre os projetos em andamento, destacam-se os cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Senac por meio da Agência do Trabalhador e as atividades de contraturno nas áreas de letramento e recreação promovidas pelo Sesc aos estudantes participantes do programa Integralizar.
Durante o encontro, os executivos também apresentaram novas possibilidades de capacitação, que podem ser ofertadas tanto nas sedes das instituições, em horário comercial, quanto de forma descentralizada, no período noturno ou nos fins de semana. “Nosso orçamento para este ano na unidade de Toledo é de R$ 5 milhões e estamos obrigados a gastar dois terços deste valor em opções que sejam gratuitas para os alunos”, relata a gerente do Senac em Toledo.
O prefeito solicitou ao gerente da Agência do Trabalhador que compartilhasse com os secretários municipais o mix de capacitações e projetos ofertados pelas entidades, a fim de integrá-las às políticas públicas de cada pasta. “Há alguns anos, o município tem uma parceria sólida com o Senac e também com o Senai [Servço Nacional de Aprendizagem Comercial] e o [Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte]. São instituições de ensino sérias, que reúnem os melhores professores e são extremamente respeitadas pelas empresas. Por isso, entendo que manter e, se possível, ampliar as parcerias com o ‘Sistema S’ é uma atitude de fundamental importância para o desenvolvimento de Toledo”, destaca Rodrigo.
Os representantes do Sesc e do Senac destacaram a realização de ações comunitárias, como campanhas de combate à dengue, arrecadação de roupas de inverno e a vinda de unidades móveis com projetos itinerantes de cultura e prestação de serviços. “As unidades regionais destas duas entidades abrangem Toledo e outros 11 municípios. Em razão de seu porte, grande parte das atividades que realizamos se concentra aqui. Porém avaliamos as necessidades do entorno como um todo, oferecendo opções que satisfaçam as necessidades do mercado de trabalho local, mas também em sintonia com a sociedade civil na qual estamos inseridos”, pontua o diretor da Fecomércio.
Outro ponto relevante abordado na reunião foi a necessidade de ampliação da estrutura do Senac em Toledo. Para viabilizar essa melhoria, o prefeito propôs a Beloir uma agenda conjunta em Curitiba, no fim de fevereiro, com o objetivo de captar os recursos necessários para a execução da obra. “Estamos agendando alguns compromissos na capital, junto ao Governo do Estado, e é perfeitamente possível reservar um tempo para ir à sede da Fecomercio e manifestar nosso apoio a este projeto”, comenta Mario.
Ao fim do encontro, os executivos reafirmaram a disposição do Sistema Fecomércio/PR em contribuir com a gestão municipal. Além disso, entregaram ao prefeito um material impresso contendo o portfólio de serviços oferecidos pelas entidades.
Fonte: Decom/Pref. de Toledo