Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Servidores públicos de Toledo conquistam o maior aumento real em 10 anos

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos Antonio Santos

A administração do prefeito de Toledo, Mario Costenaro, nestes primeiros meses de gestão, já trouxe boas notícias para os cerca de 4.300 mil servidores públicos municipais, que, neste mês de fevereiro, receberam um reajuste salarial de 6,27%, sendo 4,17% de reposição do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e 2,10% de ganho real. Há mais de 10 anos, os servidores não eram beneficiados com um percentual nesse patamar.

Na última década, os servidores tiveram ganhos reais apenas duas vezes: em 2022, com 0,4004%, e em 2023, com 0,9386%.

Em 2021, foi registrado um percentual negativo de -0,9724%. O reajuste foi de 4,55%, enquanto o INPC ficou em 5,53%. Naquele ano, a Lei Complementar 173/2020, que, no contexto da pandemia da Covid-19, ficou conhecida como Lei de Socorro aos Estados, incluiu um dispositivo que proibia o reajuste salarial de servidores federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro de 2021.

Nos demais anos, não foram concedidos aos servidores percentuais de ganho real, apenas a reposição do INPC, que, no mês de março de 2016, foi de 11,30%, e, em março de 2022, contabilizou 10,59%, sendo os maiores reajustes somente com a reposição do índice.

O secretário Municipal da Fazenda, Balnei Lorenço Rotta, afirmou que, em relação ao reajuste dos servidores públicos do município de Toledo, trata-se de um acontecimento espetacular. “Esse reajuste de 2,10% acima da inflação, acima do INPC, é histórico, pois, nos últimos 10 anos, tivemos ganho real no salário dos servidores apenas em dois anos: em 2022, com 0,4%, e em 2023, com 0,93%. Somando os últimos 10 anos, tivemos 1,3% de reajuste de ganho real, além da variação do INPC. Somente em 2025 estamos concedendo ao servidor público 2,10% de ganho real no salário”, destaca.

Segundo Balnei, esse ganho real demonstra a valorização que a nova administração tem com o servidor público, com o colaborador da prefeitura, que é responsável pelo atendimento e pelos serviços públicos. Ele enfatiza que esses servidores merecem esse ganho real. “Outra condição importante é que, com a nova gestão de Mario Costenaro e do vice-prefeito Lucio de Marchi, foi criada uma mesa permanente de negociação com o SerToledo. Esse é um compromisso assumido durante a campanha eleitoral e que está sendo cumprido pela nova administração do município. Vamos em frente, pensando positivamente e trabalhando para que nossa cidade continue sendo maravilhosa, como todos nós gostamos e amamos”, afirma Balnei Rotta.

O impacto na folha de pagamento do município será de aproximadamente R$ 1,7 milhão por mês, já a partir de março quando serão feitos os pagamentos dos salários.

Veja também

Previsão do Tempo

Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Cotação em Tempo Real