Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Servidores municipais participam de treinamento do Tribunal de Contas do Paraná

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Carlos Rodrigues/Secom

A Prefeitura de Toledo promoveu, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), por meio da Ouvidoria-Geral, um treinamento voltado aos servidores públicos com foco na importância da escuta ativa e da transparência na administração pública. O curso foi realizado no Auditório Acary Oliveira, na última sexta-feira (3), e ministrado pelo ouvidor-geral e pela assessora executiva da Presidência da corte, Patrick Machado e Ana Carolina Lofrano Nascimento, respectivamente. O treinamento tem caráter prático e busca sensibilizar gestores e equipes quanto ao papel estratégico das ouvidorias.

Durante o encontro, foram abordados temas relacionados à Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação), à Constituição Federal e à Lei nº 13.460/2017 (Código de Defesa do Usuário do Serviço Público), destacando o direito do cidadão de participar da gestão pública. O conteúdo também incluiu o novo programa de prestação de contas do TCE-PR, que avalia a transparência e o relacionamento com a sociedade. O treinamento reforçou ainda a necessidade de respostas claras e efetivas às demandas de ouvidoria, a responsabilidade no cumprimento de prazos e a importância de enxergar o cidadão como parte ativa na construção de políticas públicas.

Patrick Machado ressaltou que a proposta do treinamento é despertar nos servidores públicos uma nova postura diante das manifestações recebidas. Segundo ele, é essencial compreender que cada demanda representa a voz de um cidadão que busca ser ouvido e atendido. “Muitas vezes o servidor se coloca em uma posição intocável e esquece que também é usuário do serviço público. É preciso entender a importância de escutar para tratar e solucionar o problema, oferecendo respostas claras, dentro dos prazos e alinhadas aos anseios da sociedade”, destacou.

Foto: Carlos Rodrigues/Secom

O prefeito Mario Costenaro expressou a satisfação em receber os representantes do Tribunal de Contas do Estado do Paraná em Toledo e destacou o gesto de disponibilidade da equipe em compartilhar conhecimento com os servidores municipais. Ele afirmou que momentos como esse representam oportunidades de aprendizado coletivo. “É muito especial poder contar com profissionais que trazem tanta experiência e conhecimento. Esse encontro trata de um tema essencial, que é a aproximação com o cidadão e a busca por respostas mais adequadas às demandas da comunidade. A simplicidade, que aproxima e torna o diálogo mais claro, é o que buscamos em todas as áreas da gestão pública”, enfatizou.

A controladora do Controle Interno da Prefeitura de Toledo, Misa Avanci, destacou que o treinamento tem como objetivo reforçar entre os servidores municipais a relevância da ouvidoria como canal direto de comunicação entre o cidadão e o poder público. Ela explicou que é essencial que cada secretaria compreenda sua responsabilidade no atendimento das manifestações. “Os servidores precisam entender a importância de dar uma resposta adequada ao cidadão. A ouvidoria é uma das quatro macrofunções do controle interno e atua como um braço fiscalizador, acompanhando se as demandas encaminhadas às secretarias estão sendo devidamente respondidas e se o cidadão está recebendo a atenção necessária”, explicou.

O ouvidor-geral da Prefeitura de Toledo, Sandro Scherer, Sandro Scherer, explicou que o encontro faz parte de uma série de capacitações iniciadas em setembro, voltadas ao aprimoramento da atuação das ouvidorias municipais. Ele destacou que a presença do Tribunal de Contas do Estado, por meio do ouvidor-geral, contribui para ampliar o conhecimento técnico dos servidores. “A ouvidoria é um canal essencial para ouvir o munícipe e aprimorar os serviços públicos. Nós, como servidores, estamos aqui para servir, e é fundamental lembrar que também podemos estar do outro lado, buscando respostas. Por isso, precisamos aperfeiçoar constantemente a forma de atender e responder à população”, salientou.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2794 – 02/10/2025

Cotações em tempo real