Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Servidores municipais da região participam de treinamento em Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
“Inteligência emocional e humanização” é temática de capacitação promovida pelas secretarias da Educação e Administração no anfiteatro do Ismael Sperafico. Foto: Fabio Ulsenheimer/Secom

Comportamentos no ambiente de trabalho, relações interpessoais e equilíbrio emocional diante de situações de pressão estão no centro das discussões do treinamento iniciado na quarta-feira (25), em Toledo. Até esta sexta-feira (27), o anfiteatro do Centro de Eventos Ismael Sperafico recebe servidores públicos de diversos municípios da região para uma capacitação voltada à inteligência emocional e à humanização no serviço público. Além de profissionais de Toledo, participaram representantes das administrações municipais de Foz do Iguaçu, Matelândia, Céu Azul, Cascavel e Guaíra.

Promovida pelas secretarias municipais da Administração e da Educação (Smed), a formação é conduzida pelo professor Alci Filho, que alia leveza e profundidade em palestras e dinâmicas que abordam temas complexos do cotidiano profissional. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e especialista em Neurociência e Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o palestrante também é idealizador do “Método Novos Passos” (MNP).

Durante o encontro, o professor recorre a situações do dia a dia e a uma abordagem interativa para tratar de questões como autoconhecimento e manutenção da serenidade em contextos adversos. “O Método Novos Passos é um curso de inteligência emocional voltado especificamente ao servidor público e hoje é considerado o maior treinamento do país nessa área. A proposta é oferecer ferramentas práticas que ajudem no atendimento à população e também no relacionamento com os colegas de trabalho”, salienta Alci. “Grande parte dos afastamentos e aposentadorias precoces no serviço público está ligada ao adoecimento emocional, causado pela convivência difícil no ambiente de trabalho. No curso, mostramos como lidar com situações e pessoas desafiadoras. São ferramentas para o dia a dia, que ajudam não só na rotina profissional, mas também no equilíbrio pessoal”, pontua.

Foto: Fabio Ulsenheimer/Secom

Segundo o professor Alci Filho, a crescente procura pelo Método Novos Passos está diretamente relacionada à urgência com que a saúde mental passou a ser tratada no serviço público, especialmente após a pandemia. “Os gestores atentos às necessidades de suas equipes têm buscado alternativas para melhorar o ambiente organizacional e apoiar emocionalmente os servidores. Por isso, o MNP tem ganhado espaço justamente por oferecer respostas concretas a uma demanda real. Não fazemos milagre, mas este conteúdo ajuda bastante”, comenta.

A abertura oficial contou com a presença do secretário da Administração de Toledo, Marcelo Marques, e da diretora do Departamento de Ensino da Smed, Edna Heloisa Schaeffer Amaral. “Este é um excelente momento de pausa e capacitação, uma oportunidade para que os servidores se abasteçam de boas experiências e retornem às suas atividades da melhor maneira possível. Nosso objetivo, com este treinamento, é fazer o servidor compreender, cada vez mais, a importância do seu trabalho perante a comunidade”, destaca Marcelo.

A titular da Smed, Janice Salvador, acompanhou parte das atividades na manhã desta quinta-feira (26). “Temos uma necessidade muito grande de trabalhar a saúde emocional dos nossos servidores, especialmente dos professores, que estão expostos diariamente a diferentes grupos, desafios e demandas, sejam de colegas, estudantes, pais ou da comunidade em geral”, avalia a secretária. “Precisamos cuidar dos nossos professores também nesse aspecto emocional, para que estejam bem consigo mesmos e possam construir relações saudáveis tanto com seus pares quanto com os alunos”, salienta.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2804 – 24/01/2026

Cotações em tempo real