Profissionais da rede municipal de ensino de Assis Chateaubriand participaram de um curso ministrado por membros do Corpo de Bombeiros de Toledo. Para que a rede municipal também fosse atendida pelo programa, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, firmou uma parceria com o Corpo de Bombeiros e estendeu as informações para alguns professores, coordenadores, zeladores e merendeiras da rede municipal de ensino.
O Programa Brigada Escolar é iniciativa do governo do Paraná juntamente com a Defesa Civil Estadual e visa com essa parceria a obtenção de uma cultura preventiva no ambiente escolar. Tem como objetivo além dessa construção da cultura preventiva proporcionar, condições mínimas para enfrentamento de situações de emergência nos interiores das escolas.
“Ele visa criar uma cultura preventiva, para que os ocupantes das edificações escolares tenham a condição de saber como proceder nas situações de catástrofe e desastre. Também acaba por criar uma cultura de adequação dos ambientes, das edificações escolares para atendimento às exigências do código de prevenção de incêndios do corpo de bombeiros do estado, no âmbito municipal, destacou o Sargento Eloísio Buzolin, comandante da Defesa Civil de Assis Chateaubriand.
O município de Assis Chateaubriand aderiu ao programa estadual, fez a formação EAD dos seus professores e agora realizou a etapa prática que culmina com a finalização dos trabalhos, a certificação que eles estão aptos a atuarem nos ambientes das escolas.
Então foi realizada a formação de vinte e seis profissionais da rede municipal das escolas e CMEIs que aprenderam as noções básicas de primeiros socorros, como atuar, principalmente com as situações de engasgo em lactentes de crianças até um ano e ainda foram repassadas informações práticas de como atuar em princípios de incêndio, uso manuseio dos extintores e técnicas para retiradas de botijão de gás em chamas. As formações foram feitas na parte prática da formação.
“Importantíssimo o curso, pois serve para que os profissionais da educação possam agir em uma eventual ocorrência nas escolas, com muita tranquilidade e calma, colocando em prática as informações recebidas. A secretaria de Educação, através do pedido do prefeito Valtinho é que possa continuar capacitando sempre os nossos profissionais”, salientou a Secretária de Educação e Cultura Fátima Sobral.
Fonte: Ascom/Pref. de Assis Chaetaubriand