Programa de Plantas Medicinais e Fitoterápicos da Farmácia de Manipulação mais uma vez é destaque

Novamente o modelo de Assistência Farmacêutica de Toledo atrai a atenção de profissionais da área e autoridades de locais distintos do Brasil. Desta vez, uma comitiva de Brasília-DF, com representantes de instituições respeitáveis como Ministério da Saúde, Conselho Federal e Regional de Farmácia, prestaram uma visita à Prefeitura na manhã desta quinta-feira (15). O objetivo foi conhecer o funcionamento, bem como o andamento do Programa de Plantas Medicinais e a Farmácia de Manipulação.

Eles foram recebidos pela Diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica, Adriane Monteiro, que também fez a apresentação do programa. Na sequência, seguiram para a Farmácia de Manipulação para conhecer de perto o funcionamento.

Adriane relata que para Toledo é muito importante receber tal visita, pois fortalece o serviço de Fitoterapia do município. “Constantemente estamos buscando melhorias para o projeto, e encontros como esse proporcionam discussões em que também podemos compartilhar dificuldades e buscar ajuda com o Ministério da Saúde e os Conselhos”.

A secretária de saúde, Denise Liell relata sobre a importância e a repercussão gerada pela Assistência Farmacêutica de Toledo. “Este trabalho é uma das poucas experiências existentes no Paraná que trabalha a formação dos profissionais para a contínua prescrição das plantas medicinais e fitoterápicos. O Projeto consegue aliar atividades de cunho popular e também científico, isso se traduz no diferencial do mesmo”.

Não é a primeira vez que o serviço de Assistência Farmacêutica de Toledo atrai profissionais de fora interessados em conhecer seu funcionamento. No dia 29 de maio o Conselheiro Federal de Farmácia, Dr Marco Aurélio Ferreira Silva veio do estado do Amazonas para conhecer o Programa de Plantas Medicinais e a Farmácia de Manipulação.

Medicamentos Fitoterápicos

O Programa de Plantas medicinais e Fitoterápicos foi implantado no município em 2012, e atua com recursos do Ministério da Saúde. Em Toledo, os medicamentos são produzidos na Farmácia de manipulação a partir de plantas medicinais, e são utilizados para tratamento de doenças como hipertensão, diabetes, saúde mental e tratamento de feridas.

Seminário

Na sexta-feira (16), gestores e servidores da Secretaria Municipal da Saúde, bem como os profissionais da comitiva de Brasília, irão participar do 4º Seminário de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, com foco em Cuidados Farmacêuticos. O evento será realizado no auditório da Universidade Paranaense (Unipar) das 8h às 17h, e contará com palestras, oficinas, e mesa-redonda.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo